EPTC flagra veículo a 92 km/h na avenida Assis Brasil nesta terça-feira

09/09/2025 17:29

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, na manhã desta terça-feira, 9, um veículo circulando a 92 km/h na avenida Assis Brasil, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ainda pela manhã, a Operação Radar foi realizada também nas avenidas Protásio Alves e Lucas de Oliveira, além das ruas Vicente da Fontoura, João Guimarães e Mariante.

Os pontos de fiscalização são definidos com base em estudos técnicos e utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade. Para garantir transparência, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos - fixos e portáteis - pode ser consultado no portal EPTC Transparente. Os locais também estão disponíveis no aplicativo Waze, onde aparecem identificados como “radar móvel” e acompanhados do limite de velocidade permitido, além de serem divulgados nos canais oficiais da Prefeitura.

A ação tem caráter de alerta: motoristas flagrados em excesso de velocidade grave estão sujeitos à suspensão imediata do direito de dirigir. Segundo a EPTC, a medida busca coibir condutas perigosas, preservar vidas e reforçar o compromisso com a segurança viária em Porto Alegre.

A EPTC já iniciou a instauração de processos de suspensão da CNH para os casos em que a velocidade registrada ultrapassa em mais de 50% o limite da via, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida é realizada em parceria com o Detran-RS, permitindo que a própria EPTC conduza os trâmites, o que torna a aplicação das penalidades mais ágil e eficaz.

 

 

Ernesto Miguel Souza (estagiário)/ Jaqueline Moura (supervisão)

Cristiano Vieira