EPTC formaliza termo de cooperação pelo trânsito seguro

19/09/2019 15:03
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Acordo por um trânsito mais seguro tem validade de cinco anos

A assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e outros orgãos de trânsito marcou a abertura do IIº Seminário Nacional de Trânsito, na manhã desta quinta-feira, 19, no Salão de Atos II do Campus Centro. O protocolo por um trânsito mais seguro é resultado de estudos de dados formadores do perfil da acidentalidade nas vias urbanas e estradas. 

O documento prevê assessoria técnica, elaboração de estudos e pesquisas, bem como propostas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Essas ações ocorrerão a partir de convênios e planos de trabalho que serão elaborados em conjunto entre as instituições, com a participação do Núcleo Universitário Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran). O acordo tem validade de cinco anos.

O secretário extraordinário da Mobilidade Urbana da Capital, Rodrigo Tortoriello, falou em esforços redobrados pela redução da acidentalidade. "Enfrentamos uma situação difícil no nosso país, de desconstrução dos avanços conquistados na prevenção da acidentalidade. Devemos nos esforçar, cada vez mais, no trabalho diário por um trânsito mais seguro para todos. Este termo de cooperação técnica, que envolve investimentos conjuntos de diversas entidades, representa um passo significativo na nossa missão maior, que é a de salvar vidas”, ressalta.

O diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger Juliano, frisou o trabalho realizado em educação para o trânsito. “Investimento no setor é a base para uma mudança de comportamento. Neste aspecto, é importante destacar, por exemplo, o trabalho realizado atualmente pela EPTC no Acampamento Farroupilha, com ações envolvendo cerca de 60 escolas da Capital, somando mais de duas mil crianças, que certamente construirão um trânsito melhor, de um maior respeito nas relações entre as pessoas.”

O reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann, salientou a importância da união de esforços pela mudança de cultura no trânsito: “Só com a valorização da educação, das pesquisas, somadas às ações de fiscalização e de engenharia de tráfego, é que conseguiremos criar uma nova cultura por um trânsito de um maior respeito nas relações entre as pessoas, com redução da acidentalidade."

O diretor-geral adjunto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Marcelo Soletti, também ressaltou a importância da união de esforços pelo trânsito seguro: “Ainda ontem criamos a Escola de Trânsito, que representa uma iniciativa importante de formação de uma nova cultura no trânsito. Somente com a união de esforços é que iremos avançar neste processo de construção de uma circulação de um maior respeito entre as pessoas na preservação da vida”.

O seminário também contou com as palestras do professor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra, sobre Educação ao longo da vida e suas interfaces com a educação para o trânsito; e do professor Júlio Celso Vargas, da Ufrgs, sobre Mobilidade Urbana Saudável.

O evento é uma iniciativa do Nuitran da Ufrgs e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de acordo com o Programa Vida no Trânsito; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Programa Vida no Trânsito e Comando Rodoviário da Brigada Militar.

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes