EPTC intensifica ações para reduzir sinistros no trânsito durante as festas de fim de ano

22/12/2025 16:31
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Estratégia reúne atividades de educação, fiscalização e engenharia

Com a proximidade das celebrações de Natal e Ano Novo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificou um conjunto de ações de educação, fiscalização e engenharia no trânsito para coibir excessos e reduzir o número de sinistros e vítimas nas vias de Porto Alegre. Tradicionalmente, este período do ano é marcado por aumento no consumo de bebidas alcoólicas, festas e maior circulação de pessoas, fatores que potencializam comportamentos de risco e desrespeito à sinalização.

Levantamentos do Programa Vida no Trânsito (PVT) indicam que condução sem habilitação regular, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcoólica estão entre os principais fatores de morte no trânsito na Capital. “Vamos intensificar a fiscalização com rigor nesta época de festas. Somada às ações de educação, essa é uma forma de conscientizar todos os cidadãos sobre a importância do autocuidado e da percepção de risco ao dirigir. Só assim conseguiremos conter o número de vítimas no trânsito”, ressalta Carlos Pires, diretor de Operações da EPTC.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, faz um chamado à população e destaca que a iniciativa complementa as demais ações na busca para um trânsito mais seguro. “Nenhuma campanha será plenamente eficaz sem a adesão da sociedade. A responsabilidade no trânsito é, antes de tudo, um ato de empatia. Cada motorista, motociclista, ciclista ou pedestre pode ser agente da transformação”, afirma Bisch Neto.

Porto Alegre ocupa hoje a segunda posição entre as capitais brasileiras com menor número de mortes no trânsito por 100 mil habitantes e trabalha para alcançar o primeiro lugar. Os avanços recentes se devem à integração entre tecnologia, fiscalização rigorosa, educação e participação social. 

Educação - No âmbito educativo, ao longo de dezembro a Escola Pública de Mobilidade intensificou as atividades do projeto Zerei na Balada, com orientações em bares sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. A EPTC também promoveu ações educativas em pontos de grande fluxo, como saídas da cidade e a Estação Rodoviária, especialmente em fins de semana e vésperas de feriados, abordando temas como uso correto do cinto de segurança, respeito à sinalização e a importância da prevenção de riscos.

Fiscalização - Nos próximos dias, haverá reforço das blitzes para coibir o excesso de velocidade, alcoolemia e outras infrações críticas, além da intensificação da Operação Radar, com monitoramento em pontos de maior risco e circulação. Os locais são divulgados semanalmente e o aumento da presença de agentes de trânsito nas ruas visa ampliar a percepção de fiscalização e incentivar comportamentos seguros por parte de motoristas e pedestres.

Qualificação viária - Paralelamente às ações de fiscalização e educação, a EPTC lançou a Operação Natal — um esforço específico de qualificação viária voltado à manutenção e melhoria da sinalização no entorno de shoppings, centros comerciais e locais de grande movimento de pessoas durante o período festivo. A iniciativa inclui a repintura de faixas de travessia de pedestres e das linhas de canalização viária para aumentar a visibilidade da sinalização e garantir maior segurança tanto para pedestres quanto para motoristas nos locais mais movimentados.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins