EPTC orienta táxis em faixas exclusivas

28/10/2019 17:31
Gustavo Roth/PMPA
EPTC
Desde a manhã desta segunda, táxis podem circular em faixas exclusivas da cidade
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhou, nesta segunda-feira, 28, o primeiro dia de circulação de táxis nas faixas exclusivas do transporte coletivo, nos trechos da avenida Independência e rua Mostardeiro. O trabalho dos agentes é de orientação aos motoristas que circulam pelo local. Dados sobre a faixa exclusiva serão divulgados após a adaptação dos condutores, para uma análise mais fiel aos resultados. 
 
“Uma das condutas dos motoristas que tem nos chamado atenção na Independência e que eles não acessam a faixa exclusiva para converter à direita, o que não só pode, como deve ser feito, com sinalização adequadaâ€, explica o coordenador de Operação de Transporte, Adailton Maia. Sobre o respeito à faixa exclusiva, os motoristas estão seguindo a sinalização e priorizado o transporte público em seus deslocamentos. 
 
A partir desta segunda-feira, a prefeitura, autorizou, em período de testes, o tráfego dos táxis em todas as faixas exclusivas da cidade, com exceção das faixas da avenida Cristóvão Colombo e do sentido bairro-Centro na avenida Independência (que ficam no contrafluxo). “A prefeitura busca a agilidade nos horários de pico. Medidas já em vigor também trouxeram mais competitividade e segurança ao serviço de táxi, como o exame toxicológico para fiscalizar os condutores, pagamento por cartão de débito e crédito, o ar-condicionado obrigatório, prazos de vida útil e da vistoria para veículos novos, além da nova categoria executiva. As ações implantadas atraem novos passageiros, reduzem o consumo de combustíveis e a emissão de poluentes, com viagens mais rápidas nas faixas exclusivas do transporte coletivoâ€, destaca o secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello.
 
Faixas exclusivas já existentes - Júlio de Castilhos, Voluntários da Pátria, Cavalhada, Nonoai, Brasil, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, Ipiranga, Rodoviária (rua da Conceição), Independência e Mostardeiro. 

Faixas exclusivas que serão implantadas até março - Goethe, Conceição - bairro/Centro, Conceição Centro/bairro, Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva – sentido túnel, Paulo Gama/Eng. Luiz Englert, Siqueira Campos, Ipiranga bairro/Centro II (Antônio de Carvalho até Barão do Amazonas), Ipiranga bairro/Centro III (Barão do Amazonas até João Pessoa), Silva Só, Azenha, 24 de Outubro e Plínio Brasil Milano bairro/Centro.   

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil