EPTC participa da 1ª Jornada Preventiva de Envelhecer Saudável
Promover conhecimentos para viver bem na terceira idade. Essa foi a proposta da 1° Jornada Preventiva de Envelhecer Saudável, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. O evento foi uma iniciativa da Associação Nacional de Gerontologia do Rio Grande do Sul (ANGRS), com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), através da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM).
Luciana Pereira, da CEM, afirma que o pedestre idoso é uma das prioridades nas ações educativas da Capital. "O pedestre idoso é um dos nossos públicos prioritários nas atividades, sendo um dos mais vulneráveis no trânsito de Porto Alegre. Precisamos fazer com que as pessoas entendam que ele precisa de cuidados, e fazer o próprio idoso assimilar que precisa tomar atitudes preventivas, de autocuidado, para evitar e diminuir o índice de acidentalidade."
A participação da EPTC no evento, além de promover orientações para o público idoso no trânsito, principalmente em relação a riscos de atropelamentos, também contou com uma dinâmica teatral com o personagem Mário, gaúcho tradicionalista que apresenta diversas ideias cômicas para a melhoria da mobilidade urbana na Capital. “Esperamos que esse público compreendenda a importância das atitudes preventivas e dissemine esse discurso”, complementa Luciana.
A aposentada Rosi Mendes Corrêa participou da jornada e conta que a EPTC é referência em Porto Alegre na questão do pedestre idoso. “A terceira idade tem uma certa teimosia, e por isso é muito bom o trabalho realizado pela empresa aqui e em outros eventos. É muito importante trazer essas informações, e não apenas para nós, idosos, mas sim para o público geral, para gerar as mudanças necessárias ”, destaca.
Zhélide Quevedo, presidenta da ANGRS, explica que o evento busca mostrar para a população idosa que ela pode obter o seu bem-estar em todos os âmbitos da vida. “Através de variados conhecimentos e informações, nós pretendemos mobilizar as pessoas da terceira idade a entenderem que há possibilidades de sempre crescer e evoluir para uma vida melhor”. A programação da jornada incluiu profissionais de diversas áreas, como saúde mental e física, entretenimento e mobilidade, com a proposta de para mostrar ao público as possibilidades de viver bem.
Outubro é o Mês do Idoso e a CEM está com uma programação de atividades voltadas para as questões sobre este tema. Confira:
Dia 11 - Sexta-feira
14h - Palestra na Universidade Aberta para a Pessoa Idosa
15h30 – Atividade Faixa e Azulito
Dia 12 - Sábado
12h – Dia das Crianças no Parque Marinha do Brasil
Dia 16 - Quarta-feira
Seminário Desafios da Mobilidade Segura no Envelhecimento na PUCRS
Dia 23 - Quarta-feira
Palestra Importância do Autocuidado no Trânsito, na Associação dos Aposentados da CRT
Dia 24 - Quinta-feira
Curso Pedestre Idoso para Operadores do Transporte Coletivo, no Detran
Dia 29 - Terça-feira
Curso Pedestre Idoso para Operadores do Transporte Coletivo, no Detran
Taís Dimer Dihl