EPTC pintou 88 mil metros quadrados de sinalização viária em 2024
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) atendeu 57 demandas de pavimentação de vias executadas pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU). Além disso, foram feitas manutenção de pintura de faixas de travessia de pedestres, linhas de divisão de pista, lombadas, outras legendas de trânsito e implantação de novos projetos de sinalização importantes para a fluidez e segurança viária, totalizando 88 mil metros quadrados.
“Foram feitos investimentos neste ano que nos possibilitaram dobrar as manutenções e implementações de novos projetos ao longo de 2024. O serviço é fundamental para o projeto da EPTC de ampliar as medidas para garantir a segurança viária com o foco na diminuição de acidentes e mortes no trânsito”, destaca o diretor-presidente em exercício da EPTC, Flávio Caldasso.
A Gerência do Mobiliário e da Sinalização Viária (GMSV) realizou a repintura das faixas de pedestres e das linhas de divisão de pistas na 3ª Perimetral, avenidas Farrapos, Protásio Alves e em vias da Zona Sul, além da implementação do projeto semafórico da avenida Vicente Monteggia. Serviços também foram realizados na avenida Bento Gonçalves, A. J. Renner, Francisco Trein, Estrada João de Oliveira Remião, entre outras.
Manutenção - A GMSV também trabalha na sinalização viária. De janeiro a setembro, foram executados serviços de implantação e manutenção em 2.827 placas de sinalização, 256 abrigos de ônibus, 85 bancos, 233 módulos de gradil, 80 balizadores metálicos e 35 postes de semáforos. Outra iniciativa importante é a recuperação de equipamentos semafóricos, com o conserto de 287 semáforos, 353 iluminadores a LED, 28 controladores de tráfego e 174 módulos para estes controladores.
Gilmar Martins