EPTC premia projeto do Desafio Microrrevoluções Urbanas sexta

20/11/2019 08:43
Ricardo Giusti/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Concurso incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à mobilidade

A premiação do Projeto Destaque do IV Desafio Microrrevoluções Urbanas ocorre nesta sexta-feira, 22. O evento, que envolve trabalhos desenvolvidos por alunos universitários como contribuição para qualificação da mobilidade urbana, ocorre na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), rua João Neves da Fontoura nº 7, bairro Azenha, das 9h às 11h. Os universitários concorrentes terão até 15 minutos para justificativa conclusiva dos seus trabalhos aos técnicos da EPTC, que escolherão o projeto destaque da atual edição.

Os participantes deste ano representam as seguintes instituições de ensino superior: Sistemas de Informação da Pucrs; Engenharia Civil da Ufrgs; Enfermagem da Faculdade FACTUM; Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) e Filosofia da Universidade Paulista (Unip).

Luciana Pereira, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), salienta que, mais importante do que o envio dos projetos, é a possibilidade da troca de experiências com os universitários. "Esses são momentos em que chamamos a atenção para os aspectos práticos envolvidos no planejamento da mobilidade urbana da cidade. O IV Desafio Microrrevoluções Urbanas é a etapa final de um projeto maior desenvolvido ao longo do ano todo”, explica Luciana.

Objetivos -  O concurso, direcionado a alunos de instituições do Ensino Superior, incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à mobilidade de Porto Alegre e das demais cidades do Estado, contribuindo para promover ou melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Foco - Os trabalhos focam os usuários do sistema de circulação como protagonistas na construção de um novo cenário para a mobilidade nas cidades, propondo soluções simples e viáveis para problemas cotidianos de mobilidade urbana.

Temas - Os projetos, realizados em formato livre (vídeo, áudio, textos, objetos), acompanhados de um relatório explicativo que descreve a solução/ideia proposta, já foram encaminhados previamente à CEM para uma primeira análise, com abordagens priorizando o seguinte tema central: Mobilidade Urbana – um olhar sobre o Pedestre Idoso e o Motociclista, a partir dos seguintes eixos:

Eixo técnico: alternativas de infraestrutura, novas tecnologias, sinalizações, equipamentos entre outras intervenções que possam minimizar os riscos para estes dois perfis;

Eixo Comunicação: campanhas publicitárias, ações, vídeos, entre outras estratégias para sensibilizar a população sobre estes dois perfis;

Eixo Social e Saúde: ações, projetos e outras estratégias que possam modificar o quadro apresentado.

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes