EPTC promove integração com autoridades da Argentina, Chile e Uruguai em Porto Alegre
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu, nesta quinta-feira, 22, uma comissão formada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) integrada com os Carabineros de Chile, a Gendarmería Nacional Argentina e a Policía Caminera, pertencente à Policía Nacional del Uruguay. A visita faz parte da Operação Internacional em Segurança Viária Rodovida/Mercosul, uma ação integrada entre as instituições, em curso desde 14 de dezembro, com vistas à integração e o estabelecimento de intercâmbio para procedimentos de fiscalização e gestão da segurança viária entre os países.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, salientou a importância da integração. “Com a chegada do verão e em razão do alto número de turistas oriundos destes países, é importante o alinhamento para que o trabalho de fiscalização e orientação seja realizado de forma ágil e eficiente”, destacou Ramires.
Na operação, são tratados assuntos como a integração de sistemas de consulta de veículos e pessoas; processamento e cobrança de multas de trânsito; necessidade de padronização de procedimentos de normatização; e identificação de oportunidades de parcerias institucionais.
Na ocasião, os representantes dos órgãos policiais da Argentina, Chile e Uruguai conheceram a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC e a dinâmica de atendimento aos sinistros na gestão do trânsito da capital. Em Porto Alegre, os integrantes ainda visitaram a sede da Superintendência da PRF no Rio Grande de Sul e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
A ação, coordenada pela PRF, busca estabelecer um processo de intercâmbio com forças policiais de países vizinhos, na temática da segurança viária, com o intuito de inaugurar um fluxo de boas práticas nas ações de fiscalização, educação para o trânsito e transporte na América do Sul.
Andrea Brasil