Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Transporte e Circulação

EPTC promove palestras a idosos sobre riscos de atropelamentos

14/05/2019 08:41
A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, a partir das 14h desta quarta-feira, 15, palestra para idosos participantes do Grupo Viva a Vida do Hospital Conceição. O tema central é a prevenção da acidentalidade no trânsito, principalmente na questão de riscos de atropelamentos. O evento ocorre na av. Francisco Trein, 596, zona Norte da Capital. A atividade faz parte da campanha Maio Amarelo, movimento mundial cuja proposta é chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. 
 
Diego Marques, da coordenação da CEM, demonstra preocupação com a circulação das pessoas idosas no dia a dia do trânsito, um segmento bastante exposto a riscos de atropelamentos. “Dos 26 óbitos em geral no trânsito da Capital neste ano, 12 estiveram relacionados a atropelamentos, sendo que sete deles envolveram pessoas idosas. É uma realidade que sempre procuramos alertar em nossas palestras e abordagens, com orientações aos idosos para que tenham cuidado, sem pressa nos deslocamentos, atravessando sempre nas faixas de segurança, entre outras dicas para uma circulação mais segura.”

Maio Amarelo - O objetivo é estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. Foi escolhido o mês de maio porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor foi escolhida porque amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.
 
Outras atividades previstas:
13/05 - Início do curso da 2º Turma Social de Formação de Motoristas de Táxi. Turnos da manhã e tarde, no Demhab, na Princesa Isabel, 1115.
14/05 - Palestra para alunos do CFC Soloscar, av. Brasil, nº 6.302, às 10h e às 15h30.
16/05 - Palestra para alunos do CFC Aliança, Av. Brasil, 1.726, às 10h.
17/05 - Palestra no CFC ABC, av. Cavalhada, 3560, às 10h.
17/10 - Blitz educativa em parceria com a ONG Renascer da Esperança, av. Macedônia, 199, bairro Restinga, às 10h.
18/05 - Dia da Solidariedade, na praça Belém Novo, a partir das 7h. 
19/05 - Pintura de carro acidentado por crianças, com orientação da artista plástica Jaque Vieira. Turno da manhã e tarde, na orla do Guaíba. Em caso de chuva, será transferido.
19/05 - Pedal de Inclusão, pedalada organizada pelo grupo Pedal da Inclusão, em parceria com EPTC. Saída da concentração na Ipiranga com Edvaldo Pereira Paiva. Em casa de chuva, será transferido. 

  

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil