EPTC realiza ações de educação com foco em motociclistas

10/02/2022 08:59

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa a agenda de atividades e ações educativas que a Escola Pública de Mobilidade irá realizar durante esta semana, com foco em atividades direcionadas aos motociclistas. Grupo teve envolvimento em mais de 56% dos acidentes com feridos em Porto Alegre durante 2021. As atividades, que adequam a linguagem conforme o público, têm como objetivo educar, conscientizar e fomentar ações que colaboram na construção de um trânsito mais seguro, sem acidentes e vítimas.

Houve redução de 27% no número de feridos em acidentes com motocicletas na comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2021. Para reduzir ainda mais o número, duas atividades serão realizadas com motociclistas durante a semana, para conscientizar e apresentar práticas de autocuidado. Em 2021, mais de 2,8 mil pessoas ficaram feridas após acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em vias urbanas da Capital, o que representa mais de 56% do total de feridos em sinistros de trânsito.

Além das atividades, a escola disponibiliza cursos on-line gratuitos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito, disponíveis aqui.

Cronograma:

Quinta-feira, 10

10h - Ação com Motociclistas nas ruas Alberto Bins, Senhor dos Passos e na Praça Dom Feliciano - A atividade consiste na abordagem de pessoas idosas e motociclistas, com o objetivo de informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. A ação faz parte do Projeto Motociclista Seguro.

Sexta-feira, 11

14h - Ação com ciclistas na Orla do Gasômetro e na Praça Júlio Mesquita - A atividade consiste na abordagem de ciclistas, para informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito, uso da ciclovia e ciclofaixa, lembrando que a bicicleta é um veículo preconizado no Código de Trânsito Brasileiro. A ação faz parte do Projeto Ciclista Legal.

Sábado, 12

9h - Ação com ciclistas - A atividade consiste na abordagem de ciclistas, para informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito, uso da ciclovia e ciclofaixa, lembrando que a bicicleta é um veículo preconizado no Código de Trânsito Brasileiro. A ação faz parte do Projeto Ciclista Legal.

Lucas de Oliveira com supervisão de Gabriela Duarte

Andrea Brasil