EPTC realiza atividade de educação para o trânsito em escola do Menino Deus

03/03/2023 14:26
Aline Rimolo / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Ação com anjos da guarda na Escola São Francisco Menino Deus

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou nesta sexta-feira, dia 3, ação de volta às aulas na Escola São Francisco Menino Deus com foco na segurança viária. Três estudantes, dois meninos e uma menina do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental se vestiram de anjos, conduzindo e orientando pais e estudantes que atravessavam a rua sobre a importância do uso da faixa de pedestre.

A ação marcou uma série de agendas realizadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade nos primeiros dias do retorno das atividades nas escolas com instituições que fazem parte do projeto Escola Amiga da EPTC.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, acompanharam a ação e,  juntamente com a equipe da educação, conversaram com motoristas sobre os cuidados no embarque e desembarque no entorno das escolas e fizeram a entrega de material educativo. 

“ A divisão de espaços e se colocar no lugar do outro no trânsito é fundamental. Ações como essa, sobretudo com crianças que são os futuros motoristas, são muito importantes por proporcionarem essa reflexão e auxiliarem na segurança viária”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior. 

Ramires reforçou que a ação faz parte de um trabalho desenvolvido o ano inteiro pela equipe da Escola de Mobilidade. “Essa ação é reflexo de um trabalho que desenvolvemos o ano inteiro nas escolas e que intensificamos neste período de retorno dos alunos à rede escolar. A interação com pais, alunos e professores é muito importante porque todos nós temos responsabilidade para um trânsito mais seguro”, salienta o diretor-presidente da EPTC. 

Sobre a ação - Por 30 minutos, os estudantes ficaram próximos da faixa de segurança para orientar os pedestres. Placas com dizeres “No trânsito escolha a vida” e “Vem para a faixa” foram mostradas pelos anjos aos veículos que paravam antes da faixa de segurança para a travessia segura dos pedestres. A operação volta às aulas da Escola de Mobilidade começou em 22 de fevereiro, de forma lúdica e informativa. 

Segurança viária - As atividades educativas fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito.  O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030.

Dentro do plano, a revitalização da sinalização viária é uma das prioridades. Para a operação volta às aulas, a EPTC repintou 148 faixas de segurança no entorno de instituições de ensino e segue atendendo priorizando a segurança.
 

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes