EPTC realiza estudo técnico para implantar redutores de velocidade

04/11/2024 18:06

Ao longo do mês de novembro, em alguns pontos da cidade motoristas irão se deparar com profissionais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sem uniforme com o equipamento medidor de velocidade (radar portátil) para a realização de estudo técnico que visa verificar a viabilidade da implantação de redutores de velocidade. Esses estudos embasam os planejamentos e projetos com o objetivo de tornar a mobilidade mais eficiente. 

“O profissional com o radar e sem uniforme realiza pesquisas de campo. Elas precisam ocorrer da forma mais discreta possível, por isso esses locais não são previamente divulgados. Se informássemos com antecedência, isso poderia interferir no comportamento natural de condutores e pedestres, comprometendo a qualidade da informação nos estudos de segurança viáriaâ€, explica o diretor-presidente substituto, Flávio Caldasso. 

Os dados estatísticos vão destacar os pontos de maior atenção que necessitam de intervenções devido a excessos de velocidade e desrespeito da sinalização viária, entre outros problemas. A pesquisa de velocidade pontual entra em ação, por exemplo, para indicar se o reforço na sinalização é suficiente ou se é necessária a implantação de redutores de velocidade, que podem ser do tipo físico, conhecidos como quebra-molas, ou eletrônicos.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins