EPTC realiza mais uma etapa do programa de capacitação para profissionais de trânsito
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou na terça-feira, 4, mais uma etapa do programa de capacitação Terças de Atualização Profissional (TAP) para os agentes de fiscalização de trânsito e transporte de Porto Alegre. Com intuito de promover atividades para qualificar a mobilidade urbana e atualizações da legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o treinamento nesta semana abordou questões sobre acessibilidade para todos no transporte público.
O agente Airton Fernandes Carmona, responsável pela equipe de Projetos Especiais de Transporte da EPTC e por parte da capacitação, ressaltou a importância dos encontros. "É fundamental manter nossas equipes sempre atualizadas para que possam exercer suas funções e realizar um trabalho qualificado, garantindo a acessibilidade e a segurança viária para a população”, destaca Carmona.
Capacitação - O programa é composto por oito módulos, com quatro palestras mensais até novembro, em que serão capacitados cerca de 500 profissionais. Neste primeiro mês do treinamento, são abordadas as atualizações da legislação de trânsito e as novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com quatro palestrantes da empresa, sempre às terças-feiras.
Ao longo dos oito meses de capacitação, os encontros contarão com a orientação de diversos setores do órgão gestor do trânsito da Capital, como a Escola Pública de Mobilidade, a equipe de Projetos Especiais de Transporte, as áreas de Planejamento e Operação do Transporte, Planejamento de Trânsito e Circulação, Coordenação de Indicadores de Estatísticas de Trânsito e Transporte, entre outros.
Andrea Brasil