EPTC realiza a pintura de 399 travessias de pedestres no entorno de escolas
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou a pintura de 399 faixas de segurança no entorno de escolas neste ano.Â
Os serviços, parte da Operação Travessias Escolares, têm o objetivo de melhorar a acessibilidade e a segurança viária no entorno das instituições de ensino municipais, estaduais, federais e particulares. Algumas das regiões que tiveram escolas contempladas com a sinalização viária foram Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Belém Novo, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Cristo Redentor, Farroupilha, Partenon, Restinga, Rubem Berta, São Geraldo, Três Figueiras e Vila Nova.
“Essas melhorias no entorno das escolas são fundamentais para garantir a segurança viária. Juntamente com o trabalho educativo que realizamos com estudantes de escolas públicas e privadas, contribuem para a conscientização da população para a empatia no trânsitoâ€, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.Â
As pinturas são efetuadas pelas equipes da Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária da EPTC (GMSV) e de empresa terceirizada. O serviço ocorre prioritariamente à noite para minimizar os impactos no trânsito.
A ação integra o Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030.
Â
Andrea Brasil