EPTC realiza projeto de sinalização viária no entorno de seis escolas

25/11/2024 10:43

Desde a última semana, o entorno da Escola Martim Aranha, no bairro Santa Tereza, recebe melhorias na sinalização viária, através do projeto Caminhos Seguros elaborado pelo setor de engenharia da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O serviço, executado pela empresa Sinaway vencedora da concorrência, deverá ser concluído em 90 dias e contempla outras quatro escolas públicas e uma privada. 

Serão qualificados o entorno das escolas, num raio de 300 metros, incluindo travessias de pedestre, lombadas físicas, reforço da sinalização vertical com destaque ao limite de velocidade de 30 quilômetros por hora em regiões escolares e as placas de advertência de área escolar. 

“Fizemos um projeto piloto com seis escolas para dar celeridade às implantações que são fundamentais para a segurança viária. Nossa intenção é ampliar essa iniciativa para outras instituições públicas e privadas. A qualificação da sinalização é importante para aumentar a segurança de alunos, professores, funcionários e pessoas que acessam o entorno escolar”, destaca o diretor-presidente, Pedro Bisch Neto. 

Também receberão a qualificação no entorno a Escola Municipal Eliseu Paglioli, Escola Municipal Loureiro da Silva, Colégio Estadual Mané Garrincha, Colégio Estadual Emílio Massot e Instituto São Francisco. 

Projeto caminhos seguros - O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, que apresentou a metodologia Star Rating for School para identificar pontos críticos aliada à análise do técnico da EPTC. Buscando cada vez mais a aproximação com a realidade dos usuários desses espaços urbanos, também foram realizadas oficinas dentro da comunidade escolar para coleta de relatos e informações dos estudantes e professores que vivem o dia a dia do entorno da escola.

Esse projeto busca a melhoria da segurança viária e acessibilidade no entorno escolares. O projeto prioriza a mobilidade a pé, criando zonas seguras sobretudo para os estudantes que circulam por esses locais. O projeto integra os esforços que a EPTC tem realizado com a fiscalização e a educação, com o objetivo de formar futuros condutores e pedestres mais conscientes e incentivar a cultura de respeito ao trânsito.

  

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil