EPTC recolhe cavalo abandonado no bairro Partenon

13/01/2020 10:22
Claudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC
Cavalos recolhidos são encaminhados para abrigo na Zona Sul

Recolhido em razão de abandono neste domingo, 12, na rua Raul Pompéia, bairro Partenon, um cavalo zaino já está em atendimento no abrigo da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na Zona Sul. Ao todo, 49 animais encontram-se na área de acolhimento, sendo 35 aptos para adoção. No ano passado, a Equipe de Veículos de Tração Animal (EVTA) recolheu 242 cavalos, a maioria soltos, com riscos de acidentes, sendo 31 deles com sinais visíveis de maus-tratos. Deste total, 59 foram adotados após tratamento veterinário. Nos últimos 11 anos, de 2009 a 2019, foram registrados 3.399 recolhimentos, sendo 318 por maus-tratos, com 815 adoções.

Gilberto Machado Fonseca, da EVTA, explica que o trabalho pelas ruas da cidade é diário, com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, da Guarda Municipal e do Hospital Veterinário da Ufrgs. "Neste último caso, não foram constatados sinais de maus-tratos no animal, mas de abandono na via, com riscos de acidentes. Após a sua retirada da via, o animal foi levado para o abrigo, onde já recebe alimentação adequada e, se for necessário, medicação”, esclarece.

Orientação - No caso de abandono de algum cavalo, ou situações de maus-tratos, as pessoas podem ligar para o fone 118. Se realmente o fato for constatado pelos agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal (EVTA), é feito o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebe alimentação adequada, além de medicação.

Abrigo - O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, além de limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, localizado na estrada Chapéu do Sol nº 2.400, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

Adoção - Após apresentarem recuperação, os cavalos recolhidos ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para o resgate do contato com a natureza. Se não forem procurados por seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo é aberto à visitação. Informações sobre adoção podem ser obtidas através do adote@eptc.prefpoa.com.br

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes