EPTC recupera veículo na Zona Sul com registro de furto e roubo

21/04/2022 09:42
Giulian Serafim / PMPA
Transporte e Circulação
Abordagem identificou veículo que havia sido furtado em 3 de abril

Após denúncia de veículo em situação de abandono, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recuperaram mais um carro com registro de furto e roubo na Capital, na última terça-feira, 19. Ao ser acionada, a equipe de fiscalização foi até a rua Vereador Roberto de Landell de Moura, no bairro Campo Novo, Zona Sul,  e verificou, pelo emplacamento, que o carro havia sido roubado no dia 3 de abril de 2022.

Em 2021, mais de 200 veículos com registro de furto ou roubo foram resgatados na Capital, sendo 196 através do cercamento eletrônico e 29 em operações de fiscalização da EPTC. Destes veículos, dez foram envolvidos em ocorrências de trânsito, oito em blitze realizadas em conjunto com a Guarda Municipal, Brigada Militar ou Detran-RS e o restante em abordagens de fiscalização de rotina ou denúncias nos canais de Atendimento ao Cidadão, pelos telefones 156 ou 118,  o site 156Web e o aplicativo 156+POA. Os serviços funcionam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

“O trabalho integrado tem como objetivo garantir maior segurança à população de Porto Alegre. Este veículo recuperado se soma a outros três que já haviam sido resgatados em ações da EPTC neste ano, além de mais de 40 carros roubados que foram recuperados com auxílio das 365 câmeras de segurança do cercamento eletrônico da Capital, instaladas em pontos estratégicos nas entradas e saídas do município”, destaca Cirilo Faé, diretor de Operações da EPTC.

Detetive Cidadão - Além da rede de câmeras, o app 156+POA, através da função Detetive Cidadão também é aliado das forças de segurança no combate à criminalidade. A plataforma foi lançada pela prefeitura e permite que o usuário consulte se um carro foi roubado ou furtado na Capital. Desde 2019, mais de 4 mil denúncias foram recebidas e mais de 50 veículos foram recuperados.
 
O aplicativo está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Já foram registrados mais de 237 mil downloads do 156+POA.
 
Como usar o aplicativo:
1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais

O app não registra o número de quem enviou a foto, garantindo o anonimato.

Gustavo Roth e Rafael Cabeleira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes