EPTC reforça sinalização viária na avenida Coronel Marcos
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implementou novas medidas para ampliar a segurança viária na avenida Coronel Marcos, após registros de acidentes na região.
Além do reforço da fiscalização, com agentes de trânsito por mais tempo no local para orientar os motoristas, foi reforçada a sinalização viária e será reduzida a velocidade máxima na via, de 50km/h para 40 km/h. Também está em estudo uma lombada eletrônica na região.
“Nossas equipes acompanham diariamente os acidentes. Reunidos com a fiscalização e técnicos, decidimos tomar medidas que ampliem a segurança viária. Importante reforçar que no trânsito a responsabilidade é de todos”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Até novembro, Porto Alegre contabiliza 57 vítimas fatais no trânsito. Em todo o ano passado, o balanço da acidentalidade registrou 74 mortes. Em 2023, o automóvel e a motocicleta têm sido os modais com maior envolvimento em acidentes. Em relação aos sinistros com motociclistas, foram 34 vítimas fatais, sendo 27 condutores, com dez deles sem habilitação, cinco pedestres, um ciclista e um condutor de automóvel.
Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. A partir da identificação desses fatores e condutas de risco, como subsídio para as áreas de educação, planejamento e fiscalização, as ações são direcionadas para a prevenção de novos acidentes.
Cristiano Vieira