EPTC registra 14 atropelamentos no trânsito da Capital durante o fim de semana

06/10/2025 18:37

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta segunda-feira, 6, o balanço da sinistralidade registrada no trânsito de Porto Alegre durante o final de semana. O levantamento compreende o período entre as 18h de sexta-feira, 4, e as 6h desta segunda-feira, 6.

No total, foram 159 ocorrências em 60 horas, o que representa em média 2,6 sinistros por hora — aproximadamente um a cada 23 minutos. Desses registros, 72 envolveram lesões corporais, 73 resultaram em danos materiais e 14 foram atropelamentos. Apesar do número expressivo de ocorrências, não houve mortes nas vias da Capital durante o período.

Os atropelamentos seguem entre as ocorrências mais preocupantes, pois envolvem os pedestres, os usuários mais vulneráveis do trânsito. Esse tipo de sinistro, na maioria das vezes, resulta em ferimentos graves e reforça a importância de medidas de prevenção de riscos. Somente nos sete primeiros meses de 2025, a EPTC registrou 22 mortes em atropelamentos na capital gaúcha.

As ocorrências são registradas pelos agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC na plataforma Sinesp CAD - Central de Atendimento e Despacho, integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A integração permite o gerenciamento ágil de ocorrências de emergência, através de novas tecnologias, e a integração entre centrais de comando e unidades operacionais.

O monitoramento e a análise dos dados de sinistros de trânsito subsidiam as ações de fiscalização, engenharia e educação para a mobilidade, com foco na redução de acidentes e na preservação da vida.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins