EPTC segue com serviços on-line até dezembro
Em razão da pandemia pelo coronavÃrus, o atendimento presencial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) seguirá suspenso até o dia 15 de dezembro, conforme Decreto número 20.726, publicado na edição desta terça-feira, 15, do Diário Oficial de Porto Alegre. Para evitar a exposição ao vÃrus e também manter o suporte à população, a EPTC mantém os serviços on-line disponibilizados através do site da empresa.Â
Serão prorrogados por mais 90 dias, a partir desta quarta-feira, 16, os prazos de validade da vistoria periódica, do alvará de tráfego dos veÃculos de todos os modais do transporte remunerado de passageiros e da Identidade de Condutor do Transporte Público (ICTP). As substituições de carros de todos os modais do transporte remunerado de passageiros também ficam suspensas até 15 de dezembro. Na hipótese de absoluta necessidade da substituição veicular para a continuidade da execução do serviço de transporte, o responsável pelo prefixo deverá formular pedido eletrônico de autorização para a realização do procedimento excepcional, a ser avaliada pela Gerência de Fiscalização de Transporte da EPTC.
Sobre o Cartão TRI, ficam prorrogados até 15 de dezembro os prazos de validade da credencial de isenção no transporte coletivo para pessoas com deficiência e do recadastramento dos idosos com idade entre 60 e 65 anos que já possuÃam o benefÃcio da isenção da tarifa até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019. O prazo para a realização do recadastramento dos usuários que ainda não efetuaram o comparecimento presencial neste ano também está prorrogado.Â
Os agendamentos para as atividades realizadas pela Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM), como os cursos, treinamentos e palestras presenciais, estão suspensos por mais 90 dias. No entanto, a CEM dará continuidade à s suas atividades de forma on-line, através do desenvolvimento de campanhas de conscientização por meio das plataformas de ensino à distância.Â
Os serviços como cópia de documentos, cópia integral de processos, transporte, trânsito, credenciais, veÃculos em situação de abandono, parklets e também os prestados aos operadores já estão disponÃveis de forma on-line desde o inÃcio da pandemia. Mesmo com a suspensão do atendimento presencial, os serviços que não estão on-line podem ser enviados, via correio, à sede da av. Erico Verissimo, nº 100 (prédio H). Os casos de defesa, recurso de multa e apresentação de condutor estão suspensos, mas podem ser enviados pelo correio conforme documentação, prazos e endereço indicados nas respectivas notificações.
Confira todos os serviços disponÃveis no site:
Acesse aqui:Â
1.    Cópia de documentos
•     Auto de Infração de Trânsito (AIT);
•     Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BO) – com ou sem vÃtima;
•     Certificado de Aferição do Inmetro;
•     Fita do etilômetro (teste de bafômetro);
•     Foto sem tarja;
•     Termo de Constatação de Embriaguez;
•     Termo de Recolhimento (TR) – de veÃculo, de CRLV e ou de CNH;
•     VÃdeo (somente autuações do Artigo 184, III – Transitar em via de Transporte Público).
2. Cópia de processos
•     Processos de defesa e recurso de infrações/multas de trânsito;
•     Processos de apresentação de condutor de trânsito;
•     Processos do sistema SEI com estrutura de numeração: ex.: 20.16.0000xxxxx.x.
•     Processos do sistema GPA com estrutura de numeração: 008.000000.00.0
3. Sucata ou veÃculo em estado de abandono
4. Solicitações de transporte (sobre parada e terminal de ônibus)
•     Implantação;
•     Manutenção;
•     Retirada.
5. Solicitações de trânsito e procedimentos
•     Implantação;
•     Manutenção;
•     Retirada.
6. Solicitações de parkletsÂ
7. Licença de obras, eventos e estacionamentosÂ
8. Credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiênciaÂ
9 . Reserva de imagens – e-mail: eptc@eptc.prefpoa.com.br
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Andrea Brasil