Equipes da prefeitura atendem ocorrências do temporal

08/02/2020 21:02

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão atuando para minimizar os impactos do temporal que atingiu Porto Alegre neste sábado, 8. Até as 19h30, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) da SMSUrb atenderam um caso envolvendo queda de árvore, na Cidade Baixa, e estão de prontidão para outras demandas ocorridas devido à chuva. A estação da Cidade Baixa registrou 44,26 mm de chuva até o começo da noite. A média histórica de precipitação pluviométrica para o mesmo de fevereiro na Capital é de 108,6 mm.

As equipes do Departamento Municipal de Ãgua e Esgoto (Dmae) também estão de atentos para os casos de vias que apresentam acúmulo de água. Durante o temporal, todas as Estações de Bombeamento de Ãguas Pluviais (Casas de Bombas) estavam em pleno funcionamento. No entanto, devido ao intenso volume de água, em alguns pontos a água demora mais tempo para baixar. 

Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que atuam na limpeza e no recolhimento de lixo espalhados pelo evento climático. 

Pede-se a colaboração da população para que faça o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes. Nas situações envolvendo queda de árvores ou galhos, a prioridade são locais que apresentem riscos à população, bem como vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais. Em alguns casos há necessidade de apoio da CEEE, devido a fios energizados.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, segundo relatório consolidado às 18h30, houve nove pontos com acúmulo de água. A maioria já liberados. Além disso, quatro semáforos ficaram fora de operação em razão da falta de energia. Agentes foram deslocados para orientar o trânsito nos pontos mais críticos.

  

 

Rafaela Redin e Gabriela Duarte

Gilmar Martins