Equipes da prefeitura minimizam transtornos causados pela chuva

24/09/2018 11:50
Divulgação / PMPA
Transporte e Circulação
Agentes atuam para reduzir impactos no trânsito

A Capital começou a semana com muita chuva e vento. As equipes da prefeitura estão desde a madrugada desta segunda-feira, 24, trabalhando nas ruas para diminuir os transtornos causados pelo temporal. O volume acumulado de chuva em Porto Alegre, nas últimas 36h, chega a 70mm. A média histórica de precipitação do mês de setembro registra 139,5mm.

"É sempre importante destacarmos a atuação preventiva das nossas equipes, que estavam de prontidão, após o informe meteorológico, que mostrava a ocorrência das fortes chuvas, acompanhadas de vento. Estamos sempre em alerta e contamos com o auxílio da população, que em caso de necessidade deve procurar o Sistema Fala Porto Alegre no telefone 156â€, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.


Serviços - Foram registradas 32 árvores caídas e até o momento seis já foram removidas. Entre postes e fios tombados ou em situação de risco o número de ocorrências já chega a quatorze. A Divisão de Espaços Verdes, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo manejo arbóreo, está com 14 equipes na ativa, atendendo as demandas envolvendo quedas de arvores e galhos, com prioridade para vias com bloqueio. Somam-se ainda as equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo.

A Defesa Civil de Porto Alegre está monitorando a região das Ilhas que por enquanto não registra nenhuma ocorrência. O nível de medição do Guaíba é de 1m nesta manhã, sendo que a situação de risco é a partir de 2m10cm. “Estamos atentos ao nível do Guaíba e as necessidades das comunidades localizadas em áreas de risco. Por enquanto, ainda não temos desalojados ou desabrigadosâ€, afirmou o responsável pela Defesa Civil, Adriano Krukoski. A população pode realizar contato com a Defesa Civil, através do telefone 199 ou 3268.9026.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou um total de 99 ocorrências entre a madrugada de domingo e manhã desta segunda. Foram registrados 19 pontos mais críticos com acúmulo de água; 35 árvores caídas, com necessidade de oito bloqueios total de vias e 24 parciais. Caíram 16 postes, com três bloqueios total de vias. Por falta de energia elétrica, 29 semáforos deixaram de funcionar. Agentes da EPTC monitoram os locais mais críticos. A equipe de sinalização elétrica da EPTC atua na recuperação dos semáforos afetados. Não houve registro de acidentes graves no trânsito. As informações sobre os danos na circulação são atualizadas em tempo real no twitter da EPTC.
 
Ainda há risco de granizo isolado e vento forte nesta segunda-feira. Veja a previsão para a semana: 

Segunda-feira, 24: muitas nuvens provocam chuva a qualquer hora do dia. A chuva será forte com raios, trovoadas e com volumes elevados em alguns momentos. Há risco de granizo isolado. O vento sopra do quadrante Sudeste fraco a moderado, mas ocasionalmente sopra com rajadas fortes. A temperatura diminui, mas permanece amena. Temperatura entre 17°C e 24°C.

Terça-feira, 25: muitas nuvens voltam a provocar chuva volumosa com raios, trovoadas e há risco de granizo isolado. O vento permanece soprando fraco a moderado do quadrante Sudeste, mas ocasionalmente sopra com rajadas fortes. A temperatura permanece amena. Temperatura entre 17°C e 23°C.

Quarta-feira, 26: muitas nuvens aparecem no céu e provocam chuva em alguns momentos, mas ocorrem períodos de melhoria com aberturas de sol. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Sul. A temperatura sobe mais. Temperatura entre 18°C e 25°C.

Quinta-feira, 27: o sol aparece com nuvens, mas períodos de maior nebulosidade provocam chuva ou garoa em alguns momentos. O vento sopra do quadrante Sudeste moderado. A temperatura terá maior variação. Temperatura entre 16°C e 26°C.

Sexta-feira, 28: as nuvens predominam e provocam chuva ao longo do dia. A chuva será forte com volumes elevados em alguns pontos. O vento sopra do quadrante Leste moderado a forte. A temperatura diminui. Temperatura entre 17°C e 22°C.

Acompanhe o acumulado da chuva em mm, nos bairros da Capital, nas últimas 30h, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN):

Belém Velho - 60,97
Centro Histórico - 57,88
Cidade Baixa - 62,77
Cristal - 54,01
Hípica - 53,56
Navegantes - 43,9
Partenon - 56,5
Protásio Alves - 49,44
Restinga - 49,6
São João - 64,69
 

 

Fabiana Kloeckner