Equipes da prefeitura trabalham para minimizar efeitos da chuva

06/03/2022 20:28
Divulgação / PMPA
Chuva
EPTC realizou 51 atendimentos a ocorrências neste domingo

A prefeitura coordena ações de diversas secretarias para minimizar o impacto da chuva que atingiu a Capital na tarde deste domingo, 6. Nas últimas 24 horas, choveu 55,8mm, o que representa mais da metade da média de março (92,2mm). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para noite deste domingo é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

No bairro Serraria, cerca de 80 famílias estão desalojadas. Equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e Samu fizeram o atendimento no local. Esta noite ficarão em três espaços da região e nesta segunda-feira, 7, a Fasc fará o acolhimento de acordo com a necessidade de cada família. As equipes da Defesa Civil Municipal também foram deslocadas para prestar atendimento à população na Vila dos Sargentos.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atendeu 51 ocorrências neste domingo. Houve registro de seis quedas de árvores, sete pontos de acúmulo de água e 23 semáforos ficaram fora de operação em razão da falta de energia. Agentes foram deslocados para locais com mais risco de acidentes para orientar os motoristas e sinalizar bloqueios.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) realiza serviços emergenciais de manejo arbóreo em diversos pontos da Capital. Jaá foram registradas 10 ocorrências de queda de galhos e árvores devido às fortes chuvas. As equipes continuam nas ruas realizando os serviços emergenciais.

Foram registradas ocorrências na avenida Loureiro da Silva, avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, rua Duque de Caxias, avenida Praia de Belas e na rua Pery Machado, na rótula das Cuias. Motoristas devem evitar a Protásio Alves com a Vicente da Fontoura, pois uma árvore de grande porte caiu no meio da via e o trânsito está bloqueado no momento. Ocorrências também foram registradas nas avenidas Vicente Monteggia e dos Industriários.

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) contabilizou cerca de 30 bairros que ficaram sem abastecimento de água por falta de energia elétrica no Sistema de Abastecimento de Ãgua Menino Deus. Quatro casas de bombas tiveram as atividades interrompidas por falta de energia elétrica. A concessionária ainda não informou a previsão de retorno da energia elétrica.

A prefeitura reforça a importância do registro das ocorrências pelo aplicativo 156+POA, inclusive com a possibilidade da inclusão de imagens das demandas, ou pelo telefone 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam programar vistorias e futuras intervenções.

Gabriela Duarte

Andrea Brasil