Equipes trabalham para minimizar efeitos da chuva na Capital

31/08/2018 10:04
Brayan Martins/PMPA
Equipes trabalham para minimizar efeitos da chuva na Capital
Agentes da EPTC estão nas ruas para organizar o trânsito

A prefeitura mobilizou equipes para reduzir os transtornos com a chuva forte, que não parou durante a madrugada desta sexta-feira, 31, e deverá seguir ao longo do dia, podendo ser forte em vários momentos. Há alerta para grandes volumes de chuva, de acordo com informações da Defesa Civil. 

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham para organizar o trânsito. A empresa registrou, desde o início da manhã desta sexta-feira, 11 pontos com acúmulo de água, nenhum com bloqueio total de via, e 11 semáforos com interrupção no funcionamento. Desses, sete já foram restabelecidos. A recomendação é mais atenção e aumentar a distância regulamentar, em razão da pista molhada. Informações são atualizadas em tempo real pelo twitter. 

Pelo menos 20 equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Manutenção de Redes Pluviais (Dmap), estão realizando intervenções que visam a minimizar os impactos do intenso volume de chuva. As casas de bombas operam normalmente. No final desta manhã, houve bloqueio total da rua Guilherme Alves, na altura do número 1632, em razão da queda de uma árvore. Equipes da Divisão de Espaços Verdes da SMSUrb trabalham no local para liberação da via. 

Pontos com acúmulo de água, todos sem bloqueio de via:

Ãrea Centro Histórico: 

- Av. Erico Verissimo, 240
- Rua Voluntários da Pátria x Rua Dr. Barros Cassal
- Av. João Pessoa próximo Estação Vavá

Ãrea zona Norte:

- João Pedro Boéssio (toda extensão)
- Av. Emílio Lúcio Esteves x Av. Sertório
- Rua 18 de Novembro x Sarmento Barata
- Edu Chaves x Rua 25 de Fevereiro
- Av. Plínio Kroeff x Av. Francisco Silveira Bittencourt
- Av. A. J. Renner x Rua Dona Teodora
- Av. Brasiliano Ãndio de Moraes x Viaduto Obirici

Ãrea zona Leste:

- Guilherme Alves quase cruzamento Ipiranga (Centro/bairro)

Ãndices - Nas últimas 24 horas, até as 7h desta sexta-feira, Restinga e Hípica foram os bairros com maiores acumulados de chuva, de acordo com a Defesa Civil. Veja os índices abaixo, em milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:


- São João.................... 34,93
- Protásio Alves...........38,08
- Navegantes...............29,14
- Hípica.........................43,70
- Agronomia.................8,28
- Cidade Baixa...............37,04
- Cristal.........................34,00
- Partenon....................42,53
- Restinga......................47,12
- Belém Novo................33,29
- Serraria....................... 8,80 

Os dias serão chuvosos no fim de semana, com temperatura moderada. O tempo só melhora de segunda-feira, 3, para terça-feira, 4, registrando novamente queda das temperaturas. 

Confira a previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, 31: as nuvens predominam e provocam chuva no decorrer do dia. A chuva será forte ocasionalmente e com volumes elevados. Há risco de temporal. O vento sopra com níveis de moderado a forte do quadrante Sul. A temperatura diminui e terá menor variação. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.

Sábado, 1º: as nuvens permanecem predominando e provocam chuva ao longo do dia. A chuva ainda será forte a torrencial ocasionalmente e com volumes elevados. O vento sopra do quadrante Sul, com rajadas de forte intensidade em alguns momentos. A temperatura diminui. A mínima será de 15°C e a máxima de 19°C.

Domingo, 2: o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. A chuva será moderada a forte em alguns momentos, com volumes localmente elevados. O vento sopra do quadrante Sul fraco a moderado. A temperatura diminui mais. A mínima em Porto Alegre será de 13°C e a máxima de 16ºC. 

Segunda-feira, 3: muitas nuvens ainda provocam chuva entre a madrugada e manhã, mas no decorrer do dia o tempo melhora e o sol aparece. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Sul. A temperatura terá maior variação e a mínima ocorre à noite. A mínima fica em 9°C e a máxima será de 18°C na Capital. 

 

Andrea Brasil