Escola Especial Renascença presente no Piquete EPTChê

12/09/2018 17:59
Divulgação / PMPA
ACAMPAMENTO FARROPILHA
Atividades educativas da EPTC no Acampamento Farroupilha ocorrem até o dia 20

A programação da manhã desta quarta-feira, 12, movimentou 45 alunos da Escola Estadual Especial Renascença, dos 6 aos 60 anos, no Acampamento Farroupilha. O evento, iniciado no Piquete EPTChê, integra as atividades da Coordenação de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), junto com com a Cruz Vermelha, em ações de conscientização pelo trânsito seguro. Até 20 de setembro, está prevista a participação de cerca de 1.500 estudantes, das redes pública e privada de ensino da Capital.

A diretora da escola, professora Ana Cristina Gaspary, estava emocionada com o evento. “Somos parceiros da EPTC neste trabalho permanente de educação para o trânsito. Muitos dos nossos alunos se deslocam sozinhos de suas casas até o colégio. E, assim como todos nós, entre alunos, professores e familiares, precisamos sempre de reforços de conscientização sobre segurança no trânsito. Um evento realizado com este formato, aberto, alegre, com muita música, interatividade, tem um efeito extremamente positivo junto aos alunos”, destacou.

Entre os alunos, Cleyton Bica, 24 anos, era um dos mais motivados. Empolgado, fez sempre questão de responder às perguntas dos agentes da EPTC sobre assuntos gerais do trânsito, como a necessidade de respeito aos sinais do semáforo e a observância da travessia nas faixas de segurança. No final do encontro, além de demonstrar seus dotes de cantor, com músicas de diversos estilos, quis dar uma voltinha no pônei levado pela equipe veicular de tração animal da EPTC, que recolhe cavalos abandonados nas ruas, ou mesmo vítimas de maus-tratos. “Estou muito feliz com este nosso passeio. Não é a primeira vez que venho aqui. E sempre aprendo alguma coisa nova sobre o trânsito”, disse. 

A agente da EPTC, Kátia da Cruz dos Santos, considera fundamental a participação de grupos de pessoas dos mais diversos segmentos sociais no trabalho de educação para uma circulação com menos conflitos. “É importante esta integração no envolvimento por um trânsito mais seguro para todos. Particularmente fiquei muito feliz com a presença dos alunos do Renascença. Eles estavam muito motivados, participativos e felizes”, observou. 

A programação de atividades educativas da EPTC no Acampamento Farroupilha se estenderá até o dia 20 de setembro. O Piquete EPTChê fica localizado na rua Cancha Reta, Lote 2. Mais informações pelo fone 3289 4484.

Denise Righi