Estudantes vencedores do Prêmio EPTC visitam Museu de Tecnologia da PUCRS

06/12/2023 15:48
Caroline Callai/EPTC/PMPA
EPTC
Alunos puderam conhecer exposições sobre ciências de forma lúdica

Nesta quarta-feira, 6, alunos de três escolas vencedoras da 16° edição do Prêmio EPTC visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. A atividade é um dos prêmios oferecidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aos agraciados.

Pela manhã, participaram estudantes do 5º e 6º anos das escolas Madre Raffo, Matias de Albuquerque e São Judas Tadeu, além do jardim A e B, da Educação Infantil da Emei Passarinho Dourado. À tarde, visitaram o local alunos do 1º e 2º anos do Willian Richard, e do 2º, 4º e 5º anos da São Judas Tadeu.

“Entendemos que a proposta também beneficia os pais, uma vez que ela começou com os professores e com os alunos, os quais vão compartilhar essas informações em casa, com os seus familiares,” destaca a coordenadora do Prêmio EPTC, Tatiane Fontoura.

No museu, os estudantes puderam conhecer exposições sobre ciências de forma lúdica e imersiva, aprendendo, na prática, reações físicas e químicas. Além dos fósseis, as crianças conheceram diversas esculturas de animais que fazem parte da biodiversidade e peças de escavações arqueológicas.

“O primeiro momento, da elaboração dos trabalhos, é muito importante porque possibilita a aprendizagem que será levada para a vida toda. O projeto faz com que os alunos reflitam sobre o trânsito, e permite ainda que crianças em vulnerabilidade social participem de um momento único”, comentou a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque, Cláudia Souza.

Como parte da premiação haverá também passeio no Barco Cisne Branco quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, com as turmas das escolas Madre Raffo, Evarista Flores da Cunha, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha e o Colégio São Judas Tadeu.

Educação para o trânsito - A EPTC trabalha com projetos permanentes de educação para o trânsito desde sua criação. O prêmio, atualmente, está sob as diretrizes da Escola Pública de Mobilidade, criada em 2020 para incentivar ainda mais práticas e cursos em foco no exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

 

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Aline Rimolo

Cristiano Vieira