Feriadão com velocidades acima de 120 km/h na Capital

18/11/2019 18:41
Gustavo Roth/Arquivo PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Gravíssima, infração acarreta sete pontos na carteira e perda do direito de dirigir

Moto a 130 km/h na avenida Ipiranga; carros a 125 km/h na avenida Assis Brasil e a 120 km/h na avenida Salvador França, vias onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Estes e outros registros de desrespeito à sinalização foram registrados em operações de radar móvel da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) neste último feriadão, em Porto Alegre. Mas as imprudências não acabaram por aí. Na manhã desta segunda-feira, 18, entre outros excessos, o radar registrou um carro a 122 km/h na avenida Plínio Kroeff, Zona Norte da cidade. As infrações, gravíssimas, acarretam sete pontos na carteira, além da perda do direito de dirigir, e representam uma multa de R$ 880,41 (art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro).

De janeiro a outubro, sem contar com as ações do Balada Segura, a EPTC realizou 294 blitze em vias da Capital com foco principal no excesso de velocidade. Nestas, em 118 (40%) o foco foi com as motos, com 13.490 abordagens; 6.004 autuações e 2.874 recolhimentos, além de 829 CNH recolhidas. Os dados são da EPTC.

Leandro Barbosa, responsável pelas blitze da EPTC, reforça a necessidade do respeito à sinalização das vias para prevenir acidentes: “Principalmente em relação à questão do excesso de velocidade, situação que nos preocupa muito no dia a dia da circulação. Ainda bem que não ocorreram acidentes graves com estes veículos neste feriadão, pois os resultados poderiam ser de grande proporção, certamente com vítimas fatais. É importante que todos os condutores, de carros e motos, respeitem a sinalização, sem cometer excessos”.

Dados - De janeiro a outubro, do total de 62 vítimas fatais no trânsito da Capital, 47% eram motociclistas ou ocupantes de motos. Se for considerado o número de vítimas fatais decorrentes de acidentes com envolvimento de motocicletas, o número sobe para 64%, sendo 27 condutores, dois caronas; dez pedestres e um ciclista.

  

 

Cláudio Furtado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes