Feriado tem passe livre no transporte coletivo da Capital

02/02/2024 06:17

 

Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Motoristas devem evitar a região central devido às festividades de Nossa Senhora dos Navegantes

A prefeitura informa que nesta sexta-feira, 2, feriado de Nossa Senhora de Navegantes, haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. A tabela horária, de domingos e feriados, e os itinerários das linhas de ônibus poderão ser consultados em linhas.eptc.com.br. Veja, abaixo, o mapa da procissão.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), montou um esquema especial de trânsito e transporte. 

Em razão do feriado cair em uma sexta-feira, com grande movimento nas entradas e saídas da Capital, é importante que os motoristas em deslocamento para o litoral e interior evitem os acessos pelo Túnel da Conceição, avenidas Castello Branco e Sertório, por onde impacta o trajeto da procissão. A melhor opção para quem irá deixar Porto Alegre é seguir pela Terceira Perimetral. 

A EPTC vai orientar bloqueios e desvios de trânsito momentâneos com alterações em linhas de transporte urbano e metropolitano. Os agentes de fiscalização também vão monitorar a circulação via câmeras da central de controle e monitoramento da mobilidade e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter)  

Procissão - As homenagens se iniciam às 7h, com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (rua Vigário José Inácio, 402 – Centro Histórico). Logo após, por volta das 8h, tem início a procissão com a imagem da santa pelas avenidas Mauá e Castello Branco, com as presenças de autoridades eclesiais e políticas, além de milhares de devotos que percorrem as ruas até o Santuário dos Navegantes, próximo à antiga Ponte do Guaíba. A festa é promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre com apoio da prefeitura.

Trânsito - A primeira etapa do bloqueio acontece a partir das 7h, para instalação de tapumes no acesso à Ponte do Guaíba pela avenida Sertório. O acesso à ponte deverá ser realizado pela avenida Farrapos, avenida Cairú, rua Voluntários da Pátria e avenida Castello Branco. 

Na segunda etapa, a partir das 7h30, o bloqueio ocorre na avenida Mauá, entre a rua Vigário José Inácio e a rua da Conceição. O tráfego da avenida Castello Branco será desviado no topo da elevada em direção ao túnel. O acesso à Estação Rodoviária será mantido. Também haverá bloqueio na avenida Castello Branco, sentido Centro/Bairro, entre a rua da Conceição e a avenida Sertório.

Após a procissão, a avenida Sertório, entre a avenida Presidente Roosevelt e a rua Voluntários da Pátria, seguirá bloqueada em função da festa nas imediações da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. A melhor alternativa para os condutores acessarem a Capital, em direção ao Centro Histórico, será via BR-116, avenida Farrapos e Alberto Bins. 

Transporte - As linhas de transporte coletivo, que utilizam a avenida Mauá no trecho bloqueado, serão desviadas pela rua Voluntários da Pátria, conforme segue:

As linhas municipais e intermunicipais provenientes das avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha e Farrapos (faixa exclusiva e pista lateral), e rua Voluntários da Pátria, com terminais na Praça Parobé, rua Luiz Antunes, Terminal Mauá e avenida Júlio de Castilhos, seguirão pelo Túnel da Conceição, Largo Vespasiano Júlio Veppo, rua Comendador Álvaro Guaspari, rua Santo Antônio, Farrapos (faixa exclusiva), rua Voluntários da Pátria, Praça Rui Barbosa (pista lateral) e avenida Júlio de Castilhos.  

Estas linhas não terão ponto terminal, fazendo embarque/desembarque na avenida Júlio de Castilhos, entre a Praça Rui Barbosa e a rua Chaves Barcelos; e na rua Álvaro Guaspari, entre o Largo Vespasiano Júlio Veppo e a avenida Farrapos.

Empresas urbanas - As linhas com terminais na rua Cassiano Nascimento e na rua Uruguai, sentido Centro/Bairro, com destino ao Gasômetro, terão a seguinte alteração no trajeto:

A parada, antes na rua Comendador Tavares, será realocada para a avenida Sertório, entre a rua Santos Pedroso e a av. Pres. Franklin Roosevelt.

Será implantado um terminal provisório na avenida Júlio de Castilhos, seguindo pela rua Cel. Vicente, av. Alberto Bins, Praça Otávio Rocha, rua Dr. Flores, avenida Salgado Filho, à esquerda para as linhas que seguirão pela João Pessoa; e à direita para as linhas que seguirão pela av. José do Patrocínio.

C2 - Circular Praça XV, com terminal no Largo Visconde do Cairú, fará o seguinte trajeto:
- Farrapos, rua Cel. Vicente, rua Prof. Annes Dias, Praça Conde de Porto Alegre, rua Riachuelo, rua Caldas Júnior, av. Siqueira Campos, av. Borges de Medeiros, av. Júlio de Castilhos, terminal. 

C3.1 - Circular Urca / Sábados / Dom / Fer, com terminal na Praça Parobé, fará o seguinte itinerário:
- Terminal Praça Parobé, Largo Visconde do Cairu, av. Mauá, rua Gen. Bento Martins, rua Duque de Caxias, rua Prof. Annes Dias, av. Independência.

492.3 - Petrópolis/SESC, com terminal na Praça Parobé, fará o seguinte itinerário:
- Bairro/Centro: Terminal provisório Centro na avenida Júlio de Castilhos, ao lado do Mercado Público; 
- Centro/Bairro: Terminal provisório, Largo Visconde do Cairú, avenida Mauá, avenida Presidente João Goulart, avenida Loureiro da Silva, avenida Luiz Englert, avenida Paulo Gama, avenida Osvaldo Aranha;

Linhas de Lotação com terminal na rua Gen. Câmara e rua Sete de Setembro:
40.41 - Petropolis - Fapa
60.1 - Sarandi - Assis Brasil
60.5 - Jardim Dona Leopoldina - Assis Brasil                   

Linhas com itinerário provisório:
Bairro/Centro: Avenida Farrapos (faixa exclusiva), rua Cel. Vicente, rua Prof. Annes Dias, Praça Conde de Porto Alegre, rua Riachuelo, rua Caldas Júnior, rua Siqueira Campos, rua Gen. Câmara, rua Sete de Setembro.  

Centro/Bairro: Terminal Centro, rua Sete de Setembro, avenida Borges de Medeiros, avenida Júlio de Castilhos, rua Marechal Floriano Peixoto, rua General Vitorino, rua Prof. Annes Dias, Praça Dom Feliciano, rua Pinto Bandeira, Praça Osvaldo Cruz, rua Chaves Barcelos, avenida Júlio de Castilhos.

Linhas especiais Navegantes serão ativadas para o evento em horários especiais:

Carris:
T2.9 – Transversal 2/Navegantes (48 viagens entre 8h e 20h);
T2A.9 – Transversal 2/via P. Azurenha/Postão/Navegantes (40 viagens entre 8h e 20h);
T3.9 – Transversal 3/Navegantes (33 viagens entre 8h e 18h);
T8.9 – Campus/Farrapos/Navegantes (32 viagens entre 8h e 18h);
T12.9- Restinga/ Cairu-Navegantes (28 viagens entre 8h e 18h);
T12N - Restinga/Cairu/Via Bento-Navegantes (6 viagens entre 8h e 18h);

MOB:
690 - Festa dos Navegantes (das 8:30 até final do evento – no centro sai do terminal do Centro Popular de Compras - CPC, com tabela aberta);

Linhas que atenderão o evento com reforço de tabela:
B25.9 - A. Feijó/Humaitá/Navegantes (34 viagens entre 6h40 e 20h30);
B55.9 - Protásio/Humaitá/Navegantes (35 viagens entre 6h30 e 21h);
718 - Ilha da Pintada (44 viagens entre 5h30 e 21h50);

Também serão ativadas as linhas A02 – Alimentadora Navegantes Bacia Sul (07:15 / 07:45 / 08:15 / 08:44 / 09:15) e A03 – Alimentadora Navegantes Bacia Leste (07:30 / 08:00 / 08:30 / 09:00 / 09:30), que operarão somente durante os bloqueios, na parte da manhã.

Itinerário - Terminal Rua Uruguai, Mauá, Presidente João Goulart, Loureiro da Silva, José do Patrocínio, rua Sebastião Leão, João Pessoa, alça de acesso à rua Luiz Englert, Loureiro da Silva, Presidente João Goulart, Siqueira Campos, e Terminal Rua Uruguai.

Obs.: Durante o período da procissão, pela manhã, em que algumas ruas da área central estarão bloqueadas, linhas que acessam o Centro pela Rodoviária e outras que eventualmente sejam atingidas pelo bloqueio, serão desviadas conforme anos anteriores, ou segundo determinação da fiscalização.

Linhas sem cobrador - Foi publicada nesta quarta-feira, dia 31, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a resolução que autoriza a operação sem cobrador das linhas 621 – Nova Gleba/Santa Rosa, 627 - Agostinho, 821 - Nova Gleba/Santa Rosa/Cairu e 827 – Agostinho/Cairu a partir de quinta-feira, 1. Em relação ao percentual de profissionais, a retirada totaliza 52% do quadro de cobradores. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.

Saiba mais:
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes acontece nesta sexta-feira

Arte/Carlos Rohde/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Jaqueline Moura e Gustavo Roth

Gilmar Martins