Fiscalização da EPTC recupera carro furtado na Zona Norte

20/01/2022 08:30
Gustavo Roth / EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Além de coibir excessos no trânsito, fiscalização da EPTC contribui para recuperar veículos furtados

Na manhã de quarta-feira, 19, durante abordagem de rotina por estacionamento em local proibido, agentes de fiscalização de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) identificaram um carro em situação de roubo ou furto, na Zona Norte da Capital. O veículo SUV na cor preta, com placas de Belo Horizonte (MG), estava estacionado na avenida Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, próximo ao Terminal Triângulo. O 20º Batalhão de Polícia Militar foi acionado para recolher o automóvel que, após perícia, será devolvido ao proprietário.

No ano passado foram recuperados 29 veículos em operações de fiscalização da EPTC, sendo dez envolvidos em ocorrências de trânsito, oito em blitze realizadas em conjunto com a Guarda Municipal, Brigada Militar e Detran-RS e o restante em abordagens de fiscalização de rotina.

Recentemente a prefeitura divulgou o balanço com outros 196 veículos furtados ou roubados recuperados em 2021 com o auxílio das 365 câmeras de segurança do cercamento eletrônico da Capital, instaladas em pontos estratégicos nas entradas e saídas do município.

O diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé, reforça a importância da fiscalização para garantir a segurança da população nas vias. “Além de coibir excessos no trânsito, as operações de radar e blitz contribuem também na recuperação desses veículos roubados. Em conjunto com os outros órgãos de segurança, nós conseguimos proporcionar uma cidade mais segura para o dia a dia dos cidadãos no trânsito. A colaboração da população pelos canais de atendimento e através da função Detetive Cidadão do aplicativo 156+POA também é fundamental para a efetividade das operações”, destaca Faé.

Detetive Cidadão - Além da rede de câmeras, o app 156+POA, através da função Detetive Cidadão, também é aliado das forças de segurança no combate à criminalidade. A plataforma foi lançada pela prefeitura e permite que o usuário consulte se um carro foi roubado ou furtado na Capital. Desde 2019, mais de 4 mil denúncias foram recebidas e 49 veículos foram recuperados.

O aplicativo está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Já foram registrados mais de 141 mil downloads do 156+POA.

Como usar o aplicativo:

1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais

Gustavo Roth

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes