Instituições recebem certificação do projeto Empresa Amiga da EPTC

02/12/2022 16:59
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
EPTC
Projeto tem como objetivo reduzir as ocorrências de trânsito junto aos colaboradores das empresas

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação realizaram na manhã desta sexta-feira, 2, a entrega de certificados do Projeto Empresa Amiga da EPTC. Representantes de 24 empresas participantes foram agraciadas pela parceria com a Escola Pública de Mobilidade da EPTC que tem como objetivo reduzir de forma efetiva as ocorrências de trânsito junto aos colaboradores de empresas, assim como estreitar relações com os parceiros.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana Matheus Ayres destacou a mobilidade e o trânsito como parte do cotidiano de todas as pessoas. “O ambiente nas ruas é muito inseguro e atitudes em prol da segurança são muito importantes, pois tais ações não ocorrem sozinhas e as empresas fazem parte deste processo”. Para a chefe de gabinete da EPTC, Giovana Albo Hess, o trabalho de convencimento, conscientização e empatia é fundamental neste treinamento. "Somos 1.200 funcionários e agimos também como multiplicadores de ações comportamentais”, resumiu. 

Dentre as empresas que participaram da certificação, o coordenador de segurança, saúde e meio ambiente da Macromaq, Herllon Daniel Leite de Souza, reiterou o quão é importante este trabalho junto à iniciativa privada. “A atuação da EPTC gera consciência e responsabilidade, valores fundamentais para um trânsito seguro e responsável”. Já a coordenadora de Cultura Organizacional da Vitlog, Diolete Silva, expressou a satisfação de sua empresa ter uma parceria de 11 anos com a EPTC. “Este trabalho feito pelo setor público fortalece a segurança e protege nossos familiares. É uma corrente do bem e pela vida” concluiu.   

O coordenador da Escola Pública de Mobilidade, Diego Marques, ressaltou que as empresas participantes do projeto se qualificam em eficiência, mobilidade e segurança. "Isso propicia uma grande contribuição em nosso trânsito”, finalizou. 

A redução do número de mortos e feridos decorrentes de sinistros de trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente. Em Porto Alegre, a média é de 70 óbitos no trânsito nos últimos três anos, além de 5.000 pessoas feridas. Apesar de ser um índice relativamente baixo, se comparado com outras capitais brasileiras, ele representa uma perda inadmissível para a sociedade. 

Através do projeto, a EPTC certifica e classifica anualmente as empresas que aplicam, de forma continuada, políticas de prevenção à acidentalidade junto aos seus funcionários e equipamentos usados em suas rotinas, com objetivo de proporcionar mais segurança nas vias públicas.

Empresas Participantes em 2022: 

Categoria OURO

Vitlog Transportes 

Categoria PRATA

Ambev 

Sesc Senac 

Categoria BRONZE 

Grupo Protege  

Mob - Mobilidade em Transportes  

Auto Viação Presidente Vargas 

Ciber Equipamentos Rodoviários 

Raizen

Categoria COBRE

Fida    

Bolognesi Empreendimentos  

Associação Leopoldina Juvenil   

Jamef Transportes 

Grupo Motormac   

TLSV Serviços em Telecomunicações  

Grupo Troca

Toyota Car House

Certificações (1ª participação)

Braile Distribuidora  

Brinks  

CETP Telecomunicações 

EQS Engenharia  

Clemar Engenharia 

Macromaq 

Terraville

VAP

 

Rafael Cabeleira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes