Linha Alimentadora atende Loteamento Irmãos Maristas a partir desta segunda-feira

22/02/2021 08:55
Eduardo Beleske/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Local terá nove pontos de parada de ônibus, instalados para o trajeto circular da linha

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a linha A62/Alimentadora Wenceslau Fontoura, conhecida como Lalau,  terá ampliação do itinerário e na tabela horária a partir desta segunda-feira, 22. A medida atende às famílias beneficiadas com a transferência da Vila Nazaré para o Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mario Quintana, necessária para o prosseguimento das obras de aumento da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Foram implantados nove pontos de parada de ônibus dentro do loteamento, para o trajeto circular da linha pela rua Dois, rua 2066, rua Irmão Antônio Cecchin, rua 3797, rua 3804 e rua 3802. 

O secretário municipal adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, destaca a importância da nova opção no local. “A entrega vai garantir a integração com a linha T6 e o deslocamento dos passageiros até o terminal do bairro Ruben Berta, na avenida Adelino Ferreira Jardim, para poderem alcançar os principais eixos de circulação da cidade com uma única tarifa”, afirma.

A operação do transporte coletivo no interior do loteamento é uma das demandas dos moradores. As primeiras residências do local foram ocupadas em janeiro de 2020, após o início do processo de reassentamento das famílias da Vila Nazaré. O loteamento possui 1.298 habitações construídas, e atualmente, 798 famílias já residem ali. Com a finalização dos processos de destinação e ocupação de casas e apartamentos, estima-se que a população do loteamento chegue a cerca de 5 mil pessoas.

“Temos uma série de demandas do Loteamento Irmãos Maristas, e a prefeitura, de maneira integrada e contando com parceiros, está trabalhando para encaminhar a solução para todas elas. O início da circulação do Lalau dentro do loteamento é um primeiro passo”, diz  o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

A EPTC ressalta que a oferta do transporte coletivo na região está sujeita a novas alterações, de acordo com a evolução da demanda de passageiros. A localização em tempo real e os horários atualizados dos ônibus podem ser consultados pelo aplicativo TRI POA, em sua Função GPS, para saber o momento em que passarão nas paradas. As tabelas também estão disponíveis no site da EPTC, em bit.ly/Tabela_EPTC.

Confira as mudanças:

- Alteração do terminal na avenida Adelino Ferreira Jardim - A linha percorrerá as ruas Dr. Vargas Neto, Professora Amy Herve Ramires e Estrada Martim Félix Berta, com integração com a linha T6.

- A integração com a linha T6 permite deslocamento até o terminal da avenida Azenha e conexão com as diversas opções de transporte que atendem o terminal.

- Com o atendimento integrado, é possível se deslocar aos principais eixos de circulação da Zona Norte e Leste ou ao Centro da Capital com o pagamento de uma única tarifa (opções de linhas via avenidas Sertório, Assis Brasil, Protásio Alves e Nilo Peçanha).

- A linha Alimentadora será gratuita até o terminal da avenida Adelino Ferreira Jardim.

- A linha terá oferta de 63 viagens em dias úteis, 33 aos sábados e 33 aos domingos.

Dias úteis

- Primeiro horário será às 5h05, e o último, à meia-noite e 10 minutos. O intervalo médio entre as viagens será de 13 minutos no pico da manhã (6h às 9h) e pico da tarde (16h às 19h). Já no entrepico (9h às 16h), o intervalo médio entre viagens será de 20 minutos.

Sábados e domingos

- O primeiro horário da linha será às 7h, e o último, às 23h20. O intervalo médio entre as viagens será de 30 minutos ao longo do dia.

 

  

 

Gustavo Roth e Anderson Guerreiro

Andrea Brasil