Maio Amarelo: EPTC realiza ação de conscientização sobre o trânsito

09/05/2023 16:31
Pedro Piegas / PMPA
Mobilidade Urbana
Movimento chama atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou nesta terça-feira, 9, atividade alusiva ao movimento Maio Amarelo no Centro Histórico. Durante todo o dia, três manequins simbolizando vítimas de acidentes de trânsito foram expostos na frente do Paço Municipal para chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados no trânsito. Os manequins, por meio de QR Codes colados no peito, contaram histórias reais de vítimas de acidentes de moto, bicicleta e um pedestre. Para conhecer as histórias clique aqui.

“O mês de maio serve para sensibilizar as pessoas sobre os cuidados no trânsito. E para isso trouxemos histórias reais que refletem os problemas, que vivemos todos os dias, para este local que promove um convívio social democrático com diferentes públicos”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

Além dos manequins, estavam expostas garrafas de vidro, as quais foram fixadas em portas e para-brisas de carros. O trabalho da artista plástica Carmen Seibert com o foco na segurança no trânsito existe desde 2022 e foi motivado a partir de uma situação de trânsito que aconteceu com ela. “Busquei, através do meu trabalho, transformar em algo bom um fato que ocorreu comigo. Busco chamar a atenção para a importância da segurança no trânsito e do não consumo de bebida alcoólica enquanto se está dirigindo”, afirma.

A ação faz parte do movimento Maio Amarelo que completa dez anos em 2023 e deverá se repetir ao longo do mês em outros locais. A iniciativa foi visitada por quem circulava pelo Centro, como estudantes da quinta série do Colégio João XXIII, que aproveitaram o tour  pelo Centro Histórico e aprofundaram o conhecimento sobre educação para o trânsito. A aluna Helena Matheus, de dez anos, estava no grupo que visitou a atividade e gostou do que viu. “Achei bem interessante, pois nunca pensei que se pudesse fazer arte com restos de carros. Costumo olhar para os dois lados ao atravessar a rua e também cuido o local para andar de bicicleta”, comenta.  

Estão previstas ainda uma caminhada com idosos e um circuito urbano, ambos na Orla do Guaíba. Ao longo do mês a Escola Pública de Mobilidade realiza ações em escolas, empresas e centros de formação de condutores (CFCs)

Movimento - O Maio Amarelo é um movimento internacional que foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 e está completando neste ano a décima edição. O tema deste ano é No trânsito, escolha a vida. A proposta do movimento enfatiza a importância da conscientização e da sensibilização da população quanto a um trânsito mais seguro e, consequentemente, na redução do índice de acidentalidade e óbitos em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Saiba mais:

EPTC abre atividades do Maio Amarelo com ação no Centro Histórico

 

Aline Rímolo

Gilmar Martins