Mais de 30 controladores já receberam tecnologia 4G ou fibra

07/11/2023 11:30
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Sistema irá reduzir congestionamentos na cidade

Na primeira semana de implementação do Programa Sinal Verde, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a modernização de 32 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até 2024. Os equipamentos - localizados na Loureiro da Silva, Luiz Engert, José do Patrocínio, João Pessoa e faixa reversível da Wenceslau Escobar - passam a ter comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra). O objetivo é melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica. 

“Estamos no começo de uma etapa importante para qualificar o trânsito de Porto Alegre. Na medida em que o projeto for avançando, os motoristas perceberão a diminuição dos congestionamentos e do tempo de viagem”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Nesta semana serão modernizados mais 19 controladores na Senador Tarso Dutra, Salvador França, Washington Luiz e Lima e Silva. Até março, haverá a atualização de 363 controladores em eixos importantes para o trânsito. A meta na primeira fase é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos.

Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa - que inclui a modernização de 634 dos 900 controladores semafóricos da Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.

Confira aqui as vias contempladas nesta primeira etapa.
 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça