Mais de 340 controladores semafóricos já contam com tecnologia sem fio
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a migração de mais da metade dos controladores previstos para receber tecnologia sem cabo (4G ou fibra). Dos 634 previstos, 347 já foram modernizados, contemplando 557 locais semaforizados.
A ação integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica. A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento, gerando maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas de Porto Alegre.
Além da nova tecnologia, a prefeitura investe em nobreaks. Já foram instalados 39, totalizando 106, os quais contemplam 208 cruzamentos semaforizados. Nos próximos meses essa ampliação vai alcançar 140 nobreaks.
“A modernização com o aumento da comunicação dos semáforos com a nossa central possibilita um melhor controle do sistema semafórico e reflete em maior fluidez do trânsito. Esses investimentos têm como principal foco a otimização do tempo dos deslocamentos dos veículos nas vias de Porto Alegre”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
As sinaleiras de pelo menos 59 vias já foram atualizadas. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Baltazar de Oliveira Garcia.
Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital.
Confira as vias que receberam os novos controladores:
Cristiano Vieira