Mais de 400 ciclistas participam da pedalada pela paz

14/04/2019 14:41
Luciano Lanes /PMPA
EPTC
Após concentração na Praça Júlio Mesquita, ciclistas percorreram 12 km

A segunda edição do Pedal da Paz motivou a confraternização de mais de 400 ciclistas, muitos deles fantasiados, na manhã deste domingo, 14. A concentração ocorreu na Praça Júlio Mesquita, imediações da Usina do Gasômetro. O evento, que arrecadou alimentos não perecíveis na inscrição dos participantes, a serem doados para uma instituição filantrópica da Capital, foi marcado por uma pedalada de 12 quilômetros pela orla do Guaíba. A pedalada comemorou também o Dia Mundial do Ciclista, 15. A promoção foi da prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação, em parceria com as secretarias municipais da Mobilidade Urbana (Smim), de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), de Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A programação incluiu atividades físicas de aquecimento para a pedalada, com percurso da av. Edvaldo Pereira Paiva até a av. Diário de Notícias. O evento também contou com food trucks, um show musical do cantor Charles Busker e premiações para os ciclistas mais criativos de acordo com os seguintes itens: bike mais colorida, bike mais original, bike fantasia, bike pet, maior grupo organizado, ciclista mais jovem e o ciclista mais idoso. Ações educativas orientaram os presentes para uma circulação mais segura, com um maior respeito e cuidado nas relações entre os diversos modais no trânsito da cidade.

O evento foi marcado por muita alegria e descontração. Vanessa Lopes compareceu vestida de Super-Girl. “Eu, ao lado de meus amigos, também fiz questão de participar bem descontraída. A Pedalada da Paz representa uma festa de amizade, de muita felicidade. Parabéns aos participantes e aos organizadores”. Laucemir Azambuja, junto com sua irmã, Simone, levou a mascote Sofia, uma cachorrinha de oito anos, toda fantasiada. “Estamos muito felizes com este evento. Participamos dos grupos Pedalegre e BikePOA. Sempre levamos a Sofia junto nos eventos. Aqui não poderia ter sido diferente. Ela já está bem acostumada com toda esta movimentação”. O taxista Newton Boa Nova compareceu vestido de coelhinho da páscoa. Ele fez questão de mandar sua mensagem de uma boa páscoa a todos. “O evento está maravilhoso, de muita descontração e união. Aproveito esta pedalada para desejar muitas felicidades e paz a todos nesta páscoa.”

O Gre-Nal desta tarde no Beira-Rio serviu também de motivo para desfile de muitas camisetas representativas dos dois clubes. “Claro que desejo uma vitória do Grêmio hoje à tarde. Espero que o espírito desta pedalada pela paz esteja presente também no clássico de hoje”, falou a gremista Renata. “Concordo com ela. Desejo muita paz e tranquilidade a todos neste Gre-Nal. Dá para todos conviverem com harmonia, em todosos lugares, como está acontecendo aqui neste evento da prefeitura”, falou a colorada Vicky.

Em meio aos participantes, o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, que também é ciclista, demonstrava toda a sua satisfação pelo êxito do encontro. “Quero agradecer a todos pela participação nesta segunda edição do Pedal da Paz. Além de fortalecer o espírito de confraternização entre as pessoas, este evento estimula o uso da bicicleta na circulação da cidade. É um modal sustentável, cada vez mais inserido no nosso trânsito, que não polui, eficiente nos deslocamentos, acessível a toda a população, uma forma saudável de exercício físico e que reduz os congestionamentos.”

O evento teve o apoio das seguintes empresas parceiras da EPTC: PedAlegre, Sindiatacadistas, Cataventus, Liga de Heróica, Cicloatividade, Ciclerama, Volta e-bike, Loop  e Tembici. 

Vencedores em cada categoria: 

Claudia Pinheiro - bike mais colorida 

Airton Fernando Carmona e Fernanda da Costa Carmona - bike mais original 

Bike fantasia - Newton Boa Nova 

Pedalegre - grupo com maior número de ciclistas. 

Pedro Leitao de Barros, 6 anos - ciclista mais jovem

Roberto Medeiros Perelló, 88 anos - ciclista mais idoso. 

Sofia, seus donos Ivando Lopes e Laucimir Azambuja - bike pet. 

Luciano dos Santos Bento - vencedor do sorteio da bike.

 

Cláudio Furtado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes