Municípios da região metropolitana criam Fórum Permanente de Mobilidade Urbana

27/04/2021 18:18
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Secretário Luiz Fernando Záchia destacou a importância da troca de experiências para que a melhoria do sistema

Integrantes do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) criaram, na manhã desta terça-feira, 27, durante reunião no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana. O encontro, que foi mediado pelo secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (SMMU), Luiz Fernando Záchia, contou com a presença de representantes dos municípios integrantes da instituição como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Alvorada e Nova Santa Rita, para tratar da situação do transporte público em cada cidade.

Durante o encontro, que também contou com a presença do secretário-adjunto da SMMU, Matheus Ayres, do diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, e do coordenador dos Consórcios Públicos da Capital, Gil Almeida, os secretários ressaltaram a importância desta união, bem como da criação de um grupo técnico para tratar do tema. “Os encontros serão importantes para a gente poder pontuar quais os problemas mais recorrentes enfrentados pelos municípios com relação ao transporte público. Juntos, vamos poder trocar experiências do que já foi feito e o que poderá ser implementado para que o sistema volte a dar certo”, relata Záchia.

Para o diretor-presidente da EPTC, além do trabalho em conjunto, as cidades também precisam “unificar a demanda" do sistema em crise e mostrar que o problema é comum a todos os municípios. “A gente precisa deixar bem claro, inclusive para a sociedade, que o transporte coletivo é muito importante para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Precisamos trabalhar juntos”, ressalta Ramires.

A próxima reunião do Fórum ficou marcada para o dia 11 de maio, às 10h, no auditório da EPTC (rua João Neves da Fontoura, 7 – Azenha).

 

Julianna Uzejka

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes