Nova Área Azul começa a operar dia 31 de outubro
A partir da próxima quarta-feira, 31, entra em operação a nova Área Azul de Porto Alegre, na região do Centro 1, que trará inúmeras facilidades aos usuários. Com a atualização do sistema, o pagamento poderá ser feito com cartão de crédito e débito, aplicativos e pontos de venda. Já foram concluídas as instalações dos 42 equipamentos e a sinalização das mais de 700 vagas.
O comprovante, que no modelo antigo devia ser colocado no painel do veículo em local visível para os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), agora não será mais necessário. Pelo novo sistema digital, a fiscalização será feita através da placa do carro. A novidade exigiu um preparo para adaptar os fiscais à nova ferramenta eletrônica. Com isso, o inicio da operação, prevista inicialmente para esta quarta-feira, 24, será no fim do mês, o que levará à melhor qualidade do serviço prestado. Até a próxima semana, os equipamentos serão ativados na região. “A empresa responsável pelo sistema, Zona Azul Brasil, também reforçou a sinalização das travessias de pedestres nas 14 ruas que receberam o estacionamento rotativo, o que não estava previsto em contrato”, como destaca o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Veja as funcionalidades do novo sistema:
- Pagamento no equipamento por meio de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário.
- Pagamento por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartões de crédito, débito e boleto bancário. O aplicativo Digipare - Área Azul Digital - é simples e intuitivo. O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos; seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local; consulta créditos e bônus que possui; pode utilizar um alarme no App para avisar quando o período comprado irá vencer e, se precisar estender o tempo e as regras da via permitirem, pode comprar novos créditos, sem a necessidade de voltar no veículo.
- Haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo. Locais serão divulgados pela concessionária.
- Os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento.
- A fiscalização também se atualizou. Agora será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.
Andrea Brasil