Novo sistema de semáforos inteligentes será testado em Porto Alegre

05/02/2021 18:10
EPTC/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Tempos são alterados automaticamente de acordo com leituras de câmeras que funcionam como detectores virtuais

A Prefeitura de Porto Alegre começa, nesta sexta-feira, 5, os testes de novos equipamentos para semáforos inteligentes. A iniciativa busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A parceria com a Kapsch surgiu em resposta a um chamamento público da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e não tem custos para o município. 

O sistema adaptativo de controle  altera automaticamente os tempos dos semáforos segundo leituras de câmeras que funcionam como detectores virtuais. A interface de tecnologia da informação, necessária para gerenciamento do sistema, estará disponível no Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC para acompanhamento e com possibilidade de intervenção on-line, caso necessário, durante todo o período dos testes.

Locais dos novos equipamentos: 

- Érico Verissimo, entre Gen. Cadwell e Marcílio Dias 
- Região da Rótula do Papa
- Cruzamento da Érico Verissimo com rua Botafogo
- Ruas Corrêa Lima/José de Alencar com Mariano de Matos 

Esse tipo de tecnologia já está em funcionamento na avenida Nilo Peçanha desde 2016, onde é utilizado o sistema Scats. “Esse teste busca justamente possibilitar o teste de sistemas diferentes do Scats, vislumbrando ampliar o leque de alternativas inteligentes na cidade”, explica a gerente de Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Julia Lopes de Oliveira Freitas. 

O teste segue três etapas principais. A primeira ocorreu em dezembro e janeiro, em que a empresa Kapsch  ministrou treinamento às equipes técnicas, operacionais e de manutenção. A segunda, que está em andamento, é a implantação dos equipamentos, para preparação e calibração do sistema. A terceira etapa é o teste propriamente dito, com previsão de começar no mês de março o sistema inteligente atuando em tempo real.

 

Gabriela Duarte

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes