Operação de Final de Ano se encerra com mais de 2,3 mil abordagens
A Operação Final de Ano, coordenada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fez 3.294 operações e 2.359 abordagens em dezembro de 2023. O reforço na fiscalização está alinhado com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), priorizando salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito da Capital.
“Reforçamos o efetivo nas ruas, pois tradicionalmente dezembro é um mês com mais acidentes e mortes no trânsito. O esforço ocorreu com o foco na redução no excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e no desrespeito à sinalização com reforço da fiscalização ostensiva 24 horas por dia”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Em dezembro foram reforçados os pontos de baliza ostensivos para o combate a infrações e ao desrespeito às travessias de pedestres. O relatório contabilizou 1.082 ações e foram flagradas 6.573 infrações nos locais em que atuavam os agentes.
Também ocorreram ações de blitz, como a Operação Duas Rodas, no qual foram efetuadas 35 operações e constatadas 667 infrações. Nesta ação os agentes de fiscalização de trânsito e transporte ficam em locais onde há maior registro de ocorrências com motocicletas.
Para coibir a alcoolemia no trânsito, a Operação Balada Segura foi intensificada. Em dezembro, foram feitas 12 ações deste tipo, que resultaram em 414 autuações de 523 veículos abordados. Além do efetivo ostensivo, o etilômetro passou a ser ofertado mesmo em sinistros mais comuns com apenas danos materiais, como colisão, abalroamento e choque com objetos fixos (postes ou muros).
Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes.
Pnatrans - O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi instituído em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lissandra Mendonça