Operação Radar divulga balanço da semana e próximos locais de fiscalização
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, entre os dias 20 e 26 de abril, 58 operações com radar portátil em diferentes pontos de Porto Alegre. As ações ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite, com média de nove operações diárias. Ao todo, mais de 21 mil veÃculos foram fiscalizados, dentro da estratégia permanente de combate ao excesso de velocidade e de redução de acidentes e vÃtimas no trânsito da Capital.
No perÃodo, 12 motoristas foram autuados por trafegar acima de 100 km/h, dado que indica que a maioria respeita os limites de velocidade. A infração de exceder a velocidade máxima em mais de 50% é considerada gravÃssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir.
Maiores velocidades registradas:
- 117 km/h - Avenida Assis Brasil, 7240 (carro)
- 113 km/h - Avenida Juca Batista, df 1700 (carro)
- 111 km/h - Avenida Edvaldo Pereira Paiva, km 5 (carro)
- 108 km/h - Avenida Assis Brasil, próximo ao viaduto da Freeway (carro)
- 107 km/h - Avenida Salvador França, 1427 (carro)
Operação Radar - A EPTC divulga semanalmente os locais da Operação Radar no portal da Prefeitura de Porto Alegre e nas redes sociais. As atividades têm caráter preventivo e educativo. A fiscalização é realizada diariamente, em turnos alternados, com prioridade para vias de maior fluxo e trechos com histórico de sinistros. Os pontos são definidos a partir de estudos técnicos, disponÃveis para consulta no site da EPTC.
Mapa interativo - A localização de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) - portáteis (radar), fixos redutores (lombadas eletrônicas) e fixos controladores (pardais) - pode ser consultada no painel da fiscalização na página do ObservaMob, o Observatório de Mobilidade da EPTC.
As informações também estão disponÃveis no aplicativo Waze, onde os equipamentos aparecem com Ãcone de polÃcia, identificação de radar móvel e indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos que embasam as ações são igualmente divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.
Locais da Operação Radar - De segunda-feira, 27 de abril, a domingo, 3 de maio:
Avenida Assis Brasil
Avenida Baltazar de O. Garcia
Avenida Bento Gonçalves
Avenida Borges de Medeiros
Avenida Dante Ângelo Pilla
Avenida Diário de NotÃcias
Avenida Dom Pedro II
Avenida Dr. Nilo Peçanha
Avenida Dr. Salvador França
Avenida Edgar Pires de Castro
Avenida Edvaldo Pereira Paiva
Avenida Ernesto Neugebauer
Avenida Ipiranga
Avenida Juca Batista
Avenida Padre Cacique
Avenida PlÃnio Kroeff
Avenida Sen. Tarso Dutra
Rua Pereira Franco
Â
Gilmar Martins