População beneficiada conhece projeto de faixas só para ônibus

27/09/2019 08:26
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Gerente de relacionamento da EPTC tirou dúvidas de moradores das regiões

Representantes de moradores da avenida Independência e rua Mostardeiro, que vão passar por obras para implantação das novas faixas exclusivas para ônibus, foram recebidos, nessa quinta-feira, 26, pelo gerente de relacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Alexandre Borck. Eles puderam tirar dúvidas e conhecer em detalhes o projeto que vai mais que dobrar o número de faixas exclusivas e beneficiar diariamente 450 mil usuários do transporte coletivo, com ganhos significativos no tempo de deslocamento nas horas de maior fluxo. “Priorizar a mobilidade coletiva é dar atenção à qualidade de vida do cidadão. É através das parcerias com a comunidade que o poder público busca transparência na discussão dos projetos”, afirma Borck.

O cirurgião-dentista João Bosco Carvalho dos Santos apoia a iniciativa e agradece a oportunidade de dialogar com o órgão gestor do trânsito na Capital. “Estamos à disposição para multiplicar a informação, que vai beneficiar a grande maioria da população”, destaca o subsíndico do Condomínio Independência 925, que reúne 190 salas comerciais, um cartório e empresas com até 80 funcionários, localizado na esquina da Independência com a rua João Telles.

O professor Paulo Roberto Antoniolli e Claiton Golzer, representantes da administração do Colégio Marista Rosário, dizem que grande parte dos 400 funcionários da escola e até mesmo alunos são usuários do transporte público. “Nossa comunidade também será beneficiada. Com cerca de 3 mil alunos e o intenso fluxo de pais na escola, diariamente ocorrem mais de 5 mil acessos de pessoas, que impactam a circulação na região”, observa Golzer.

“Será realizado um amplo período educativo para orientar a população sobre o respeito à sinalização e à faixa exclusiva, pois a prioridade é educar para poder sentir os benefícios. A priorização do deslocamento coletivo é a forma mais sustentável e eficiente de gestão da mobilidade urbana”, afirma Alessandra Both, coordenadora de projetos de mobilidade sustentável da EPTC.

Os trechos de 1.150 metros da avenida Independência e de 500 metros da rua Mostardeiro serão os primeiros de um total 22 quilômetros em 16 novas faixas exclusivas do projeto de Priorização do Transporte Coletivo da Prefeitura, para proporcionar melhor qualidade de vida aos passageiros, reduzir o tempo de deslocamento nas viagens, trazer mais agilidade aos serviços e assim atrair novos usuários. Além disso, com viagens mais rápidas, sem congestionamento, é possível economizar combustível e poluir menos.

Os locais que receberão faixas exclusivas são: avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, Rua da Conceição (dois sentidos), avenida Mauá, avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama/Luiz Englert, avenida Siqueira Campos, avenida Ipiranga trecho 2 e 3, avenida Silva Só, avenida Azenha, avenida 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.

 

 

 

Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl