Porto Alegre participa de encontro nacional sobre o projeto Vida no Trânsito

17/11/2022 13:35

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam do segundo Encontro Nacional do Projeto Vida No Trânsito (PVT). O evento ocorre em Brasília, nos dias 17 e 18 de novembro, e é promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde. O encontro tem como objetivo alinhar o Projeto Vida no Trânsito aos novos marcos políticos e programáticos da segurança viária para a década (2021-2030).

Com o encontro presencial, é possível proporcionar um espaço de discussão interna para obter diagnósticos que subsidie os próximos passos para o fortalecimento da estratégia no País. A expectativa é que seja estabelecida uma agenda de trabalho conjunta para o realinhamento, aprimoramento e sustentabilidade do PVT.

“O encontro é muito importante pelo resgaste da história do PVT, sua relevância na prevenção de acidentes de trânsito e as perspectivas para a segunda década de ação para a segurança viáriaâ€, destaca a representante da EPTC, a técnica Diva Yara Mello Leite.

“A iniciativa fortalece a importância da prevenção de acidentes e das sequelas, que impactam em mortes e na qualidade de vida das famílias atingidas. A saúde tem um papel fundamental na promoção e educação em saúde, afim de evitar agravosâ€, reforça Priscilla Wolff Moreira, da Equipe de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS.

Projeto Vida no Trânsito - O projeto Vida no Trânsito, em Porto Alegre, tem por objetivo oferecer conhecimento mais aprofundado das causas e dos envolvidos nos acidentes, indicando abordagem de solução de problemas de segurança viária a partir dos dados obtidos nas cenas dos acidentes.

Gabriela Duarte e Neemias Freitas

Cristiano Vieira