Prefeito em exercício e secretário vivem Um Dia de Agente da EPTC

14/05/2019 21:13
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Paim destacou a importância do programa e Tortoriello falou sobre a atuação dos agentes
O prefeito em exercício da Capital, Gustavo Paim, e o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, participaram do Programa Um Dia de Agente da EPTC, na tarde desta terça-feira,14.

Após uma visita à central de vídeo-monitoramento na gerência de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC, onde o gerente de Fiscalização de Trânsito, Paulo Ramires, explicou o funcionamento da programação semafórica sincronizada utilizada nas principais vias da cidade, a ação percorreu a Cidade Baixa, o Largo Vespasiano Veppo, na rodoviária e o entorno do colégio Rosário. Nestes locais,  os motoristas foram orientados sobre o comportamento correto em relação à sinalização viária.

 "Analisamos alguns pontos de Porto Alegre para desmistificar o que chamam de ‘indústria da multa’. Na prática, o que vemos é uma indústria de infrações cometidas a cada poucos minutos de observação do trânsito”, diz Paim.

Uma parada em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) deu sequência ao trajeto pelas avenidas Protásio Alves, Nilo Peçanha, Assis Brasil, do Forte, Antônio de Carvalho até a chegada na gerência do Mobiliário e Sinalização Viária, no final da Ipiranga. Neste local, onde são montados ou revitalizados os semáforos, a sinalização e as paradas de ônibus, foi realizada uma visita ao  "Museu do Vandalismo", onde são guardadas as estruturas e objetos vandalizados utilizados nas ações educativas da EPTC.

Para o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, essa é uma ação de conscientização e educação para o trânsito fluir de forma mais segura. “É importante conhecer o cotidiano dos 463 agentes ativos de trânsito para entender as dificuldades da fiscalização e orientação aos motoristas frente as inúmeras infrações que ocorrem no trânsito diariamente", explica.

“Todos que participam do Programa adquirem uma visão diferente da EPTC cujo trabalho vai além da fiscalização. Trata-se de educação para o trânsito, conscientização e segurança na mobilidade”, destaca Paim. O vereador Matheus Ayres (PP) acompanhou a ação.

Um Dia de Agente - A iniciativa, que se repete semanalmente, é aberta a todos os interessados e possibilita uma maior aproximação de representantes da sociedade com o órgão gestor da mobilidade na Capital. Criado em 2017, o programa permite que o cidadão tome conhecimento dos serviços prestados pela EPTC, principalmente em relação às ações desenvolvidas pela equipe de fiscalização do trânsito no dia a dia das ruas. As participações podem ser agendadas pelo fone (51) 32894242, com o assessor institucional da EPTC, Aldo Borges.

 

Marina Freitas, Claudio Furtado e Gustavo Roth

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes