Prefeitura altera itinerário de linhas de lotação para melhor atender os passageiros

22/03/2023 08:52
Gustavo Roth/EPTC PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Linhas de lotação aceitam créditos de Passagem Antecipada (PA) dos cartões TRI e SIM

A prefeitura modificou o itinerário de duas linhas de lotação que operam na região Sul da capital para qualificar o serviço de transporte seletivo para a população. As linhas de lotação 02.1 - Menino Deus e 02.11 - Menino Deus-José do Patrocínio operam com o novo percurso a partir desta quarta-feira, 22. 

A linha 02.1, sentido Centro-bairro, seguirá em nova rota pela avenida Borges de Medeiros, até a av. Ipiranga, junto ao ao shopping Praia de Belas, onde fará conversão à esquerda para acessar a av. Getúlio Vargas em direção ao bairro.

No sentido bairro-Centro, ambas as linhas 02.1 e 02.11 seguirão novo trecho a partir da av. Getúlio Vargas, ao converter à direita na av. Érico Veríssimo, próximo ao ginásio Tesourinha,  à esquerda na rua Alcídes de Oliveira Gomes, rua Sebastião Leão, para acessar a rua General Lima e Silva em direção ao Centro.

Ao longo do percurso no Morro Santa Teresa, a linha 02.1 seguirá o mesmo trajeto da linha 02.11, através das ruas Corrêa Lima e Silveiro, em ambos os sentidos, com atendimento junto à praça Januário Pereira da Costa, defronte à RBS TV.

Para maior agilidade e conforto, os usuários podem utilizar no sistema de Lotação os créditos da modalidade Passagem Antecipada (PA) dos cartões TRI - Transporte Integrado e SIM - Sistema Integrado Metropolitano do Trensurb, o sistema de trens urbanos da Grande Porto Alegre.
 

Lotação - O transporte seletivo por lotação é um sistema complementar à rede de ônibus urbano, sendo uma alternativa para os usuários que buscam agilidade, rapidez e conforto. Conforme a Lei nº 13.168/2022, a tarifa é equivalente a, no mínimo, 1,4 do valor da tarifa do transporte coletivo por ônibus.

Este transporte é realizado por micro-ônibus com capacidade para transportar de 21 a 25 passageiros sentados nas linhas normais e 35 a 38 nas especiais, Restinga e Belém. Em março de 2023, o sistema possui 26 linhas e todos os 200 veículos em operação têm ar-condicionado.

Para mais informações, acesse o site da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre.  

 

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Gustavo Roth

Andrea Brasil