Prefeitura aplica pesquisa de satisfação do transporte coletivo
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam, em conjunto com o WRI Brasil, a pesquisa de satisfação do transporte coletivo de Porto Alegre. Durante o mês de outubro, pesquisadores estarão abordando os usuários para convidá-los a participar do questionário.Â
A primeira etapa (chamada de pré-teste) está ocorrendo ao longo desta semana e segue até esta sexta-feira, 8. O trabalho consiste em entrevistas aos usuários nos terminais de ônibus. A partir de 25 de outubro, os pesquisadores abordarão passageiros para convidá-los a participar da pesquisa em formato on-line (formulário ou por telefone).
O estudo presencial havia sido realizado em 2018 e 2019, mas foi suspenso em razão da pandemia. “Em 2021, inovamos com o formato on-line para não ficar sem esse importante indicador, que avalia em detalhes a satisfação e a percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus. O resultado vai permitir que as prioridades do público sejam consideradas na tomada de decisão para qualificar o sistema", destaca a gerente Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Julia Freitas.
Metodologia - A pesquisa tem como objetivo avaliar a satisfação e a percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus, utilizando questionário e metodologia padronizados. Neste ano, Porto Alegre está participando de um projeto piloto que está testando uma metodologia não presencial, com o questionário aplicado de forma on-line ou por telefone, mas o convite para clientes participarem da pesquisa será feito por pesquisadores da EPTC nas linhas de ônibus, com a distribuição de cartões-convite e a coleta de algumas informações importantes.
Programa QualiÔnibus - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, participa desde 2019 do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, o programa visa atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar o transporte público mais sustentável. O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de indicadores de qualidade e a pesquisa de satisfação dos usuários para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal. O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.
Gilmar Martins