Prefeitura lança chamamento público para semáforos inteligentes

21/05/2019 10:08
Lucas Barroso/Arquivo PMPA
EPTC
Sistema altera tempos segundo leituras frequentes das condições de tráfego na via

A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu nessa segunda-feira, 20, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento, baseado no Decreto 19,701/17, têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária. 

A publicação faz parte do Projeto Estruturante da prefeitura. O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos segundo leituras frequentes das condições de tráfego na via, utilizando dados lidos em tempo real, baseando-se em algoritmos de inteligência artificial. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. A interface de tecnologia da informação necessária para gerenciamento do sistema deve estar disponível no Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC para acompanhamento e com possibilidade de intervenção on-line, caso necessário, durante todo o período dos testes.

Esse tipo de tecnologia já é utilizado na Nilo Peçanha desde 2016. Em 2019, está sendo trabalhada a implantação em trecho da III Perimetral. Nesses locais, o sistema utilizado é o australiano Scats (Sidney Coordinated Adaptative Traffic System). “Esse chamamento público busca justamente possibilitar o teste de sistemas diferentes do Scats, vislumbrando ampliar o leque de alternativas inteligentes na cidade”, explica a coordenadora de Indicadores de Engenharia de Tráfego da EPTC, Júlia Lopes de Oliveira Freitas. 

O edital poderá ser adquirido na Coordenação de Compras e Licitações da EPTC, situada na rua João Neves da Fontoura, número 7, ou gratuitamente no site www.eptc.com.br. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: licit@eptc.prefpoa.com.br.

  

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes