Prefeitura realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

21/03/2023 10:09
Divulgação / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Encontro preparou profissionais para atendimento de visitantes e turistas

Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), promoveu uma qualificação gratuita direcionada a taxistas. A capacitação ocorreu em três turnos com cerca de 60 condutores. O objetivo é preparar o taxista para receber visitantes e frequentadores de eventos como o South Summit, que acontece em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais Mauá. 

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do trabalho da categoria para a cidade. “Dentro da mobilidade urbana, o táxi é muito importante sobretudo nos grandes eventos. Promovemos a capacitação para auxiliar os taxistas na missão de bem receber os turistas e desenvolver sua atividade com qualidade”, salientou Ayres. 

Durante a formação, os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC Airton Fernando da Rosa Carmona e Felipe Grimaldi falaram de aspectos ligados ao atendimento, higiene, conforto, segurança e como ter uma boa comunicação. Além disso, no que diz respeito ao atendimento, foi apresentada uma ferramenta para facilitar o atendimento dos turistas em línguas. Em relação ao turismo de negócios e eventos, a presidente do POA Convention Bureau e proprietária do Barco Cisne Branco, Adriane Hilbig, comentou sobre pontos importantes que os taxistas precisam saber sobre a cidade para um bom atendimento dos visitantes. 

“Eles saem daqui com muito mais conhecimento, se comunicando em outras línguas, de alguma forma tornamos isso possível, porque comunicação é isso, se fazer entender e ser entendido, agregando conhecimento e isso é muito gratificante, contribuir para que os nosso turistas tenham um bom atendimento", disse Adriane.

“Foi um curso extremamente valoroso, sem dúvida o melhor que já participei na EPTC. Somos a porta de entrada do turista e da comunidade em si, pois com uma recepção agradável e cordial damos um direcionamento ao visitante”, finalizou Sandro Adriano Piccini, taxista há 25 anos e que participou da qualificação.

Jaqueline Moura e Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes