Prefeitura vai sinalizar área de treinamento esportivo na Orla do Guaíba

26/08/2021 12:13
EPTC/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO

Após solicitação de ciclistas de treinamento esportivo, triatletas e corredores que utilizam a Orla do Guaíba para a prática de suas atividades, a Prefeitura de Porto Alegre vai dar mais segurança na utilização do espaço pelos atletas. O bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Silva (Beira-Rio) será nas terças-feiras, das 4h às 6h30, entre a Rótula do Gasômetro e o Viaduto Abdias do Nascimento, no sentido Centro ao bairro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prepara projeto de sinalização viária e deve monitorar o local.

A área de lazer e horários para o público geral, nos fins de semana e feriados, permanecem inalterados, das 7h às 20h. Além disso, para mais segurança, será instalada sinalização de advertência na via para alertar os condutores de veículos à frequente prática esportiva que já ocorre na região.

As atividades previstas para o trecho de treinamento, bloqueado na terça-feira, são o ciclismo de estrada, atletismo e grupos de corrida, mais adequadas para a prática em pista, para não gerar conflito com os demais usuários de uma ciclovia ou área de lazer, por exemplo. Em um primeiro momento, os horários propostos serão testados. “É importante atender a necessidade de um grupo que frequenta ativamente uma região da cidade – que é pensada para isso, inclusive. Cabe ao poder público viabilizar e dar segurança à prática esportiva”, explica o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso.  

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Antonio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, destaca a importância da implantação da nova área para estimular a prática de esportes. “A orla é um local plural, de múltiplas atividades. A população de Porto Alegre merece espaços generosos de esporte e lazer”, ressalta o secretário. O início do bloqueio será divulgado pelos canais oficiais da prefeitura após a sinalização adequada do local.

Associações e grupos de treinamento buscam parcerias para viabilizar o financiamento da sinalização. A resolução nº 5/2021 autoriza a EPTC a receber doações e comodatos de bens e serviços, de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, desde que seja aberto expediente administrativo para o recebimento. Os projetos devem ser de interesse público, relacionados com diversos setores das respectivas áreas de atuação da empresa e observar as regras jurídicas dos atos.

Gabriela Duarte e Gustavo Roth

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes