Primavera Educadora debate ações de mobilidade ativa

26/09/2023 12:28
Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA
Trânsito e Circulação
Programação de debates se estende até quinta-feira, 28

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), participou das atividades da Primavera Educadora com o tema mobilidade ativa. A programação foi dividida em duas partes e ocorreu nesta segunda-feira, 25.

“Precisamos incentivar o uso do deslocamento por propulsão humana, como uma caminhada até um mercado próximo, o trajeto realizado até seu serviço com o uso de bicicleta, ou um simples passeio de skate no parque”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, na abertura do evento.

A coordenadora de Inovação e Projetos da SMMU, Fabiana Kruse, abordou como a mobilidade pode auxiliar na redução dos riscos dos acidentes de trânsito. Divididos em grupos, os participantes receberam dados da rua João Alfredo antes de ser implementado o urbanismo tático pela prefeitura no local. Após, realizaram um estudo do que poderia ser melhorado, para poder fazer a comparação final do que havia sido sugerido.

“Essa atividade proporciona um momento de interação da comunidade com EPTC e SMMU, demonstrando a complexidade da participação dos diversos fatores na construção de espaços públicos qualificados e da mobilidade urbana segura”, concluiu Fabiana.

Primavera Educadora - A programação da Primavera Educadora teve início na sexta-feira passada, 22, e se estende até quinta-feira, 28. Tem como objetivo debater as diversas possibilidades da cidade enquanto plataforma educativa com reflexos na qualidade de vida e pertencimento ao território. Os encontros são promovidos por meio de parcerias entre instituições de ensino e cultura, organizações da sociedade civil, empresas e poder público que compõem o Movimento Porto Alegre Cidade Educadora.

Jaqueline Moura

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes