Primeiro táxi caminhonete começa a circular na Capital

14/12/2023 17:28
Jaqueline Moura / EPTC / PMPA
Transporte e Circulação
Utilitário esportivo atendeu todos os requisitos da resolução que autoriza a utilização

Começou a circular nesta quinta-feira, 14, em Porto Alegre, o primeiro veículo do tipo caminhonete para o serviço de transporte individual por táxi. O SUV compacto, um utilitário esportivo que atendeu todos os requisitos da resolução N° 22/2023, que autoriza a utilização deste tipo de carro no sistema de táxi. O mesmo veículo já havia passado por um check list pelo setor de Inspeção Veicular da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no dia 24 de novembro, para que seu autorizatário pudesse dar continuidade nos trâmites para a permissão do veículo.

Hoje, Daniela Sousa, que atua como taxista há 19 anos, saiu com a sua permissão para trabalhar com seu novo automóvel. “Leva cerca de dez dias para adequação ao layout exigido e da documentação. No caso da Daniela, demorou um pouco mais, porque ela precisava dar baixa em outro prefixo. Quando está tudo ok, é realizada uma vistoria no final do processo para ingresso do novo veículo”, afirma o coordenador de Inspeção Veicular, Fábio Rodrigo Baum Bernardo. 

Para Daniela esse processo foi muito importante pois possibilitou melhor atender as necessidades de seus usuários. “É uma grande felicidade sair daqui com essa permissão, foram várias etapas a serem vencidas, mas valeu muito a pena, me sinto uma vitoriosa”, afirma. 

Desde janeiro de 2022, 765 veículos novos ingressaram na frota de táxi de Porto Alegre, que conta com 15 carros híbridos, tecnologia que combina motores elétricos e à combustão para melhor eficiência energética. O transporte individual de passageiros por táxi tem atualmente 3.375 prefixos e 3.921 condutores ativos cadastrados no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre (STPOA).

Todos os taxistas passam por treinamento de, no mínimo, 50 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros. Os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço.

 

Jaqueline Moura

Gilmar Martins